Brasil: Uma análise do mercado local.


Os ativos locais (Brasil) estão encerrando o dia com forte apreciação, a despeito de um ambiente global mais desafiador, com queda das bolsas nos EUA e desempenho misto dos demais emergentes.

O movimento de hoje está em linha com o que supus que pudesse ocorrer (https://mercadosglobais.blogspot.com/2018/09/brasil-pesquisa-btg-pactual-mostra.html), mas talvez em velocidade maior do que o esperado. Talvez esteja ajudando o movimento a posição técnica do mercado e a notícia vinculada na mídia local ao longo do dia que o Centrão pudesse apoiar Bolsonaro “em breve”.

Para deixar minha visão de hoje cedo mais clara, dado que recebi alguns questionamentos a respeito, acho importante frisar que não estou fazendo juízo de valor de nenhum candidato ou nenhum plano de governo, apenas tentando fazer uma leitura fria e racional da reação do mercado em relação ao avanço de cada um dos candidatos nas pesquisas eleitorais. Dito isso:

Diante dos atuais preços do mercado (ou dos preços do início do dia) e o risco de algum candidato de esquerda tomar o poder, o avanço de Bolsonaro nas pesquisas poderia ajudar (ou está ajudando) a tirar algum “prêmio de risco” dos ativos locais. A luz da visão do mercado, o plano econômico apresentado por Bolsonaro e encabeçado por Paulo Guedes, é um plano visto como liberal, reformista e bastante positivo. A capacidade de implementação deste plano de governo ainda é incerta, mas o mercado costuma “operar” em etapas.

Com este pano de fundo, o aumento da probabilidade de vitória de Bolsonaro em um segundo turno, olhando de hoje (isso pode mudar de acordo com os preços e o cenário externo), na visão do mercado, é vista com positiva. Vale ressaltar que não estou dando nenhuma opinião sobre este ou aquele candidato ou plano de governo, mas analisando as possíveis reações do mercado aos diversos cenários possíveis e o caminho até eles.

No cenário externo, a mídia está dando como certa o anuncio de tarifas de importação dos EUA em cerca de US$200bi de produtos da China. Minha opinião sobre o tema já foi amplamente divulgada neste fórum nos últimos meses (https://mercadosglobais.blogspot.com/2018/09/guerra-comercial-e-eleicoes-no-brasil.html).


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?