Brasil: Pesquisa Datafolha confirma o Ibope e um cenário que demanda cautela.


Os ativos de risco estão abrindo a quinta-feira relativamente estáveis. Ontem a noite comentei um pouco mais sobre o alívio nos ativos emergentes, a pesquisa Ibope e a decisão do Copom e minha visão pode ser revista aqui: https://mercadosglobais.blogspot.com/2018/09/em-relief-rally-eleicoes-e-copom.html.
Hoje pela madrugada o Datafolha divulgou pesquisa (https://www1.folha.uol.com.br/poder/2018/09/bolsonaro-vai-a-28-e-haddad-a-16-ciro-lidera-no-2o-turno-mostra-datafolha.shtml) que basicamente confirma o cenário mostrado pelo Ibope ontem. A pesquisa Datafolha foi mais completa, com cerca de 8 mil entrevistas.
Bolsonaro segue consolidado na liderança das intenções de voto com cerca de 30%. Fernando Haddad segue em ampla ascensão, aparecendo em segundo com 16%. No cenário de segundo turno entre os dois há empate técnico, mas com a derivada de Haddad se mostra mais positiva, já que mostra ascensão rápida e pode aparecer na liderança do segundo turno em breve.
Reforço o que comentei ontem sobre este cenário:
A luz da visão do mercado em relação a ambos os candidatos, a pesquisa pode ser lida como negativa para a visão dos mercados locais. Haddad já mostra sinais de que migra seu discurso econômico mais ao centro, enquanto Bolsonaro insiste no discurso de polarização e radicalização. Acredito que o vencedor das eleições precisará buscar este eleitor mais ao centro.
Como venho escrevendo neste espaço, já trabalhava com um cenário de Bolsonaro e Haddad no segundo turno. Isso está se confirmando. O segundo turno será uma nova eleição. Neste momento, olhando o discurso de ambos os candidatos, acredito que Haddad está sabendo “jogar melhor este jogo” do que Bolsonaro. De qualquer maneira, sigo acreditando que o vencedor das eleições só será decido “nos 48 minutos do segundo tempo” e até lá teremos que conviver com bastante incerteza.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?