Brasil: Pesquisa Ibope.


Os ativos de risco estão apresentando sinais de estabilização essa manhã. Começo a sentir um movimento de tentativa de estabilização dos mercados que mais sofreram nas últimas semanas, como os ativos EM e commodities, mas com um movimento de maior fragilidade, ainda bastante incipiente, dos ativos de maior destaque positivo neste período, como as bolsas dos países desenvolvidos, por exemplo o S&P e a NASDAQ.
Não vi notícias relevantes no cenário externo. A agenda do dia terá o ADP Employment como destaque nos EUA.
No Brasil, o Ibope divulgou pesquisa ontem já pegando o inicio do programa eleitoral. Acredito que, a luz da visão do mercado, existirão intepretações positivas e outras negativas em relação a pesquisa, olhando exclusivamente a “fotografia” dos números, sem pensar no cenário prospectivo.
Do lado negativo, a esquerda segue forte com Ciro e Marina bem posicionados, além de Haddad começando a subir nos intensões de voto. No segundo turno, Bolsonaro perde para praticamente todos os candidatos simulados, o que aumenta o risco de um novo presidente da esquerda caso essa consiga um lugar no segundo turno. Do lado positivo, a esquerda pode estar se canibalizando e acabar perdendo força para ir ao segundo turno. Além disso, Alckmin aparece “embolado”, próximo da margem de erro, se comparado a Ciro e Marina, o que pode lhe garantir um espaço no segundo turno.
De maneira geral, a pesquisa confirma a minha tese de que o cenário é de extrema incerteza, o que deve prevalecer até o dia das eleições, com cerca de 5 candidatos bastante competitivos e uma série de combinações que podem ser bastante negativas para o resultado final.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?