Update

Os dados econômicos divulgados nos EUA reforçaram o cenário que desenhamos aqui ontem. Está se desenvolvendo um ambiente em que a economia global mostra sinais de ainda estar saudável, ou seja, sem recessão, porém sem necessidade de aceleração no processo de alta de juros dos EUA. O Core CPI apresentou alta de 0,1% MoM em março, recuando para 2,2% YoY. O Jobless Claims, contudo, caiu para 253k, menor nível em cerca de 40 anos! A história mostra que este cenário costuma ser positivo para ativos de risco, em especial bolsa e ativos de yields.

Esta noite teremos a divulgação dos dados de atividade econômica na China, que serão fundamentais para a confirmação de que estamos diante de uma recuperação cíclica da economia chinesa. Caso os números mostrem uma continuidade no processo de desaceleração, contrariando os PMI´s e as Importações/Exportações, teremos um dos pilares da recuperação dos mercados globais sendo colocado em xeque.


No Brasil, continuamos a mercê do cenário político. Vimos uma natural realização de lucros na bolsa hoje, mas com o movimento de queda de taxas de juros continuando. O BCB manteve sua estratégia de compra de dólares via swap, mas um pouco menos agressivo do que nos últimos dias. Assim, observamos o dólar romper, talvez definitivamente (no curto-prazo) o patamar de 3,5. Mantenho meu viés mais positivo com um eventual cenário de impeachment, mas precisamos ter em mente que a assimetria dos atuais preços já não é mais tão atrativa como antes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Um Risco de Cauda Positivo?