Brasil: Cenário pro impeachment ganhando força.
Nesta manhã, vemos uma recuperação nas bolsas da Europa e dos EUA. O dólar opera em torno da estabilidade ao redor do mundo, com as commodities sem tendências definidas.
A semana será marcada pelo inicio da temporada de resultados corporativos nos EUA, que poderão ser determinantes para a dinâmica dos ativos de risco globais ao longo dos próximos meses. Neste momento, não condições de afirmar qual o viés para esta temporada de resultados corporativos.
Na China, o CPI ficou estável em 2,3% YoY em março, com o PPI apresentando leve aceleração. O CPI acabou ficando levemente abaixo das exxpectativas de 2,4% YoY e sua alta recente continua sendo quase que integralmente explicada pela aceleração em alimentação, que tende a ser pontual e localizada. O número de hoje não altera o cenário econômico do país. Será mais importante, nos próximos dias, os números de atividade econômica. O mercado espera alguma estabilização do crescimento, o que seria bem visto pelos mercados financeiros globais. Caso contrário, um dos pilares da estabilização recente dos ativos de risco poderá ficar fragilizado.
No Brasil, o cenário a favor do impeachment continua se fortalecendo. O “Placar do Impeachment” que vem sendo coletado pelo Estado já mostra 291 votos a favor e 115 contrários ao impedimento de Dilma, um avanço expressivo dos votos favoráveis desde sexta-feira.
Na Folha de hoje, o caderno “Painel” afirma que o próprio governo já fala em eleições antecipadas caso Dilma sobreviva ao processo de impeachment. Esta postura pode ser vista como uma jogada em busca de apoio, ou um sinal claro de pessimismo do governo em relação ao processo e impeachment. Em qualquer um dos casos, me parece um sinal positivo para os mercados financeiros locais.
A mesma Folha fala que existe um risco de debandada dos deputados do PT após as eleições de outubro, onde o partido poderia perder cerca de metade de sua bancada na Câmara. A situação do atual governo parece cada vez mais insustentável.
Comentários
Postar um comentário