Daily News – Rebote: Técnico ou Estrutural? Como se posicionar?


As bolsas globais abriram na noite de ontem em forte queda, mas desde então apresentaram acentuada alta e já operam próximas ou acima de seus níveis de fechamento da sexta-feira à tarde.

Acredito que dois vetores expliquem parte importante do movimento. Primeiro, a perspectiva de atuação dos Bancos Centrais. O Fed já havia se manifestado na sexta-feira (aqui: https://mercadosglobais.blogspot.com/2020/02/daily-news-esperancas-e-novas-supresas.html) e está noite foi a vez o BoJ, no Japão, divulgar um comunicado na mesma direção:



Escrevi um pouco sobe isso mais a fundo, aqui: https://mercadosglobais.blogspot.com/2020/03/para-onde-vamos.html.

Segundo, no curto-prazo, alguns indicadores técnicos haviam ficado excessivamente negativos, o que, de maneira geral, costuma indicar a possibilidade de alguma recuperação, mesmo que pontual:




Continuo esperando um ambiente de elevada volatilidade e pouca tendência, até que tenhamos uma claridade maior em relação ao cenário prospectivo. Desde sexta-feira estamos aproveitando para reestruturar algumas proteções (realizar lucros e buscar novos seguros) além de olhar oportunidades de alocação que o mercado esteja, aparentemente, apresentando.

Acredito que o ano será propício para gestores “Ativos” e de “Valor” na renda variável local e externa (offshore). Este ambiente também favorece gestores “Long-Short” no Brasil e no exterior. Finalmente, será ainda mais importante a diversificação de alocação dos gestores Multimercados para fundos mais descorrelacionados e com menos “beta” ao mercado, direção que temos caminhando, e tenho alertado neste fórum, nos últimos 6 meses.

Na Europa, as prévias dos PMI´s de fevereiro ficaram acima das expectativas. Estes dados não pegam o auge da crise do Coronavírus e estão defasados:


Não há, ainda, sinais consistentes de recuperação da atividade econômica na China:




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?