Daily News – Novo Desafios.

Em primeiro lugar, gostaria de deixar uma mensagem de que eu não sou o profeta do apocalipse e não quero propagar pessimismo e nem ser taxado de ser excessivamente negativo. Nas últimas semanas, tenho apenas tentando reportar os fatos da economia global e seus riscos. Acredito que este seja meu dever fiduciário com clientes, colaboradores, amigos e parceiros.

Torço por um crescimento global sólido, um sistema financeiro saudável e mercados em alta.

Dito isso, infelizmente, o fluxo de notícias do final de semana não é nada animador:

Existe uma máxima que diz que “Você só descobre quem está nadando pelado quando a maré é baixa”:

- A Arábia Saudita anunciou que irá aumentar sua produção de petróleo e dar desconto em seus preços. As bolsas no Oriente Médio caem em entre 5% e 10% neste momento. A bolsa do Kuwait, por exemplo, entrou em limite de baixa. A medida pode ser o começo do fim da OPEP.

- A Itália anunciou o fechamento de uma das maiores e mais importantes regiões do país com o intuito de tentar controlar a contaminação do Coronavírus. A medida é drástica. O impacto no crescimento será relevante. Vale lembrar que a economia da Itália já vinha delicada e seu sistema bancário é frágil há anos.

- O quarto maior banco da Índia sofreu intervenção governamental na sexta-feira. Seus credores de dívida mais subordinadas, como AT1, terão uma perda total do capital. Os depósitos a vista terão um limite para resgate. A decisão deverá gerar pânico e possível corria bancária no país.

- O Líbano anunciou um default em US$1,2bi de sua dívida.

- Há um risco/possibilidade =de uma empresa gigante de "shipping" na França ir à falência.

A maré parece estar baixando...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?