Daily News – Risk-On!


Pela primeira vez esta semana estamos vendo uma recuperação mais rápida, acentuada e generalizada dos ativos de risco. Vemos forte alta das bolsas globais, alta das commodities (metais preciosos, não preciosos e petróleo), dólar mais fraco no mundo e fechamento das taxas de juros.
O movimento mostra, mesmo que ainda de maneira incipiente, alguma melhora no quadro técnico do mercado e algum balanceamento de preços/valuations. Ainda é extremamente cedo para afirmar que “o pior já passou”. Este é apenas um movimento de alívio, que pode ser pontual, ou o começo de alguma recuperação mais sustentável.
Neste momento, ainda não tenho informações suficientes para dar tal afirmação e, confesso, só teremos está certeza ao longo do tempo. Fica aqui, contudo, um alerta. Os “bear markets”, ou “ciclos de baixa”, são historicamente recheados de fortes “rallies”, rápidos e acentuados, porém muitas vezes enganosos.
De qualquer forma, as recuperações estruturais também precisam começar de algum ponto de partida, mas a confirmação de su sustentabilidade só pode ser conferida “ex-post”.
Além do quadro técnico, dos preços/valuations, também temos acompanhado a evolução das medidas de suporte monetárias e fiscais ao redor do mundo. Nesta linha, continuamos a ver uma atuação contundente por parte dos bancos centrais das principais economias globais.
A novidade, aqui, foi a divulgação, por parte dos EUA, de sua proposta para a terceira fase do pacote de ajuda financeira para superar está crise. Como podemos ver abaixo, o estímulo fiscal fica na ordem de US$1 trilhão, e novas medidas ainda podem ser anunciadas após este pacote ser, eventualmente, aprovado:


No tocante ao Coronavírus, vemos uma recuperação lenta, porém positiva, da economia e da vida social na China. O país é o melhor exemplo do que podemos esperar em termos de “timing” para superarmos o Coronavírus e seus impactos econômicos e sociais. A volta do país ao normal é um sinal importante e positivo para o mundo:


Não menos importante, há rumores de que um tratamento para o Coronavírus possa estar sendo encontrado, com a utilização de uma espécie de “coquetel” de medicamentos. Estatisticamente ainda é muito cedo para cantarmos vitória aqui, mas qualquer avanço é socialmente positivo. Vamos torcer para que isso se confirme!

French researchers use a Z pack and an anti-malarial drug to battle coronavirus. Hydroxychloroquine and azithromycin as a treatment

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?