Daily News – Brasil em Foco.


Após dois dias de recuperação dos ativos de risco, neste momento, estamos novamente vendo uma pressão negativa nas bolsas globais e demais ativos dependentes do crescimento.

Reforço minha mensagem de ontem, onde escrevi: Estou tratando está melhora recente como um “bear market rally”. Acredito que o mercado tenha exagerado para o lado negativo, e estamos buscando um novo nível de equilíbrio de curto-prazo.

Para um real ponto de inflexão positivo, ou seja, para voltarmos a uma eventual tendência altista e estrutural, precisaremos endereçar todos os pontos tratos acima. Comentamos sobre isso na tarde de ontem e ao longo dos últimos dias, aqui: https://anchor.fm/tag-investimentos.

Vocês podem estar estranhando que tenho comentado pouco sobre os indicadores econômicos, mas isso se deve por sua baixa aderência a realidade de longo-prazo. Neste momento, ou os indicadores ainda não refletem a crise por completo, ou já estão excessivamente afetados por ela.

De qualquer forma, vale falarmos um pouco sobre o Brasil. Na linha de outros países, ontem, Paulo Guedes afirmou que prepara um pacote de estímulo econômico para o país. Ainda não temos detalhes, mas a direção parece correta e na linha do que outros países estão fazendo:


O IPCA apresentou apenas pequena alta e abaixo das expectativas. Os núcleos seguem baixos e comportados. A inflação baixa permite que a Taxa Selic fique mais baixa por mais tempo, quiça abre espaço para novos cortes nas taxas de juros (mesmo que eu ache que isso hoje seria inócuo):


No tocante a conta corrente, destaque em fevereiro para mais uma forte saída (USD$4,5bi) dos estrangeiros do mercado de ações (“equities”). A conta corrente segue com déficit mais alto e crescente, o que é normal em uma economia que estava em recuperação. A taxa de câmbio mais depreciada deve ajudar a frear este movimento de agora em diante:




Finalmente, antes do ápice desta crise, o setor de serviços mostrava a manutenção de sua tendência de recuperação:


De maneira geral, estamos em um novo cenário, onde muita coisa pode mudar e de maneira rápida. Precisamos estar preparados para dados de crescimento extremamente negativos nos próximos meses, como já vemos em outros países:

PIB de Singapura:


Confiança na Alemanha:



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?