Daily News – Fases de um ciclo.


Ontem foi um dos dias de pior desempenho das bolsas globais desde 1987. Não há muitas novidades em relação a tudo que temos comentado nos últimos dias. Hoje pela manhã, vemos alguma recuperação dos ativos de risco.

Estamos vivendo a tempestade perfeita, o “Black Swan” clássico. Algumas questões continuam em evidência e sem uma solução de curto-prazo, tais como: Coronavírus, Petróleo, Disputa entre Congresso e Governo no Brasil, Sensação de que os BCs estão sem munição, Ajuste de posição técnica no Brasil, Risco sistêmico, entre outros.

Enquanto essas questões não forem endereçadas, seguiremos em um ambiente de extrema incerteza e volatilidade.

Vale lembrar, contudo, que não existe “bala de prata” para lidar com crises como essa. A história mostra que crises agudas costumam ser endereçadas com uma soma de medidas.

Nos últimos dias, começamos a ver os governantes atuarem nesta direção. Alguns países anunciando pacotes fiscais, o Fed anunciando uma atuação mais contundente hoje e medidas na direção correta por parte do Banco Central Europeu.

Claramente as ações do BC’s até aqui ainda não foram suficientes, mas é sempre um passo importante para endereçar, ou começar a endereçar, as crises. Ontem tivemos Fed, ECB, BCB, Banxico...apenas para citar alguns.

A solução para a crise será um conjunto, ou acúmulo, de medidas fiscais, monetárias e creditícias. Ainda precisamos encontrar a magnitude e profundidade ideal dessas medidas, mas a direção foi dada.

O cenário é muito incerto ainda. Os riscos são elevados, mas muito disso já foi precificado. Não consigo mais ficar negativo ou cauteloso como antes.

Os dados econômicos dos próximos meses serão tenebrosos. Os lucros das empresas serão desastrosos. Ainda existem riscos de cauda no sistema financeiro, mas tudo é questão de preço e posição técnica. Estamos na direção e no caminho de equacionar algumas dessas coisas.

Além disso, após a forte depreciação recente dos ativos de risco, uma parte relevante de um cenário mais desafiador já foi precificado nos mercados.

Quero reforçar que não sabemos – e acredito que ninguém saberá ao certo – qual o tamanho, magnitude e duração desta crise.

Já vemos algumas oportunidades grandes surgirem no cenário, mas recomendamos paciência, parcimônia e prudência nesses momentos.

A título de exemplo, segue a relação preço/lucro (P/E) do Ibovespa, uma das métricas mais utilizadas para medir o preço da bolsa do Brasil:


Já vemos sinais mais claros de estabilização da situação na China:




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?