Daily News – Esperanças e Novas Supresas.


Encerramos a semana em um tom menos negativo, após o Fed divulgar um comunicado na tentativa de acalmar o mercado:


Hoje cedo comentamos que: “Markets Stop Panicking When Central Banks Panic”, mas desta vez apenas a atuação dos bancos centrais talvez seja insuficiente. Uma postura mais frouxa certamente irá ajudar a estabilizar o mercado e o humor global a risco, mas medidas adicionais devem ser necessárias.

Os Banco Centrais pareciam manter uma postura de negação, o que vinha incomodando o mercado, mas parecem começar a mudar este tom após este comunicado do Fed.

Ainda teremos enormes desafios pela frente, mas algum conforto foi dado hoje pelo Fed, após um dos mais rápidos e acentuados “sell-offs” da história:


Durante a noite, contudo, o fluxo de notícias seguiu negativo. Primeiro, no tocante ao Coronavírus, novos casos foram detectados e, mais alarmante ainda, observamos um espalhamento de casos nos EUA e, alguns deles, sem que tenham tido contado com pessoas que tiveram próximas a outros infectados.

Segundo, o PMI da China apresentou uma queda extremamente acentuada e abaixo das expectativas do mercado:


Uma queda era esperada. Já é “líquido e certo” que o mundo sofrerá os efeitos nefastos deste vírus. Contudo, o mercado vinha precificando uma recuperação relativamente rápida e acentuada do crescimento global no segundo trimestre do ano – a chamada “Recuperação em V” – da economia global.

Números de crescimento muito fracos e abaixo das expectativas podem fazer com que o mercado reavalie este cenário, e comece a trabalhar com uma pressão mais prolongada e acentuada no crescimento. Neste caso, ainda teríamos amplo espaço relevante para novas reprecificações nos ativos de risco, ou seja, novas rodadas negativas.

Desde o início desta crise tenho insistido na tese de que o mercado estava subestimando o impacto do vírus no crescimento global. Ao que parece, aos poucos, infelizmente, a realidade está se impondo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Por que o Ibovespa sobe tanto hoje?