Daily News – China: Recuperação em “V”?

Depois de uma segunda-feira de forte recuperação dos ativos de risco, com destaque para os índices de bolsa dos EUA, estamos abrindo a terça-feira novamente em tom positivo.

O final do mês e do trimestre pode estar ajudando a dar sustentação neste movimento, já que alguns rebalanceamentos são feitos nestas janelas do ano. Após forte queda das bolsas, costuma haver demanda por este ativo para que as alocações voltem ao patamar anterior a queda.

Contudo, como tenho escrito há cerca de uma semana (mais detalhes aqui: https://mercadosglobais.blogspot.com/2020/03/daily-news-sinais-animadores.html) vejo avanços importantes dos pilares que serão necessários para estabilizar o mercado e, eventualmente, alterar sua tendência de baixa para uma nova trajetória de alta.

Além do que já foi comentado no link acima, ontem vimos um arrefecimento no crescimento do número de infectados na Itália; parece que o Estado de NY nos EUA – um dos mais atingidos pelo Coronavírus – já está conseguindo achatar a curva de infecção após as medidas de distanciamento social e; finalmente, há rumores de que existem perspectivas positivas para um tratamento efetivo para a doença, além da possibilidade de uma vacina no começo de 2021.

Confesso que estes últimos pontos ainda são mais esperanças e rumores do que afirmações concretas, mas no nível que chegamos de alguns ativos, eles acabam chamando a atenção.

Ainda não acho que estamos diante de uma nova tendência de alta, mas acredito que temos pilares para justificar uma estabilização em um patamar mais elevado do que atingimos no auge da crise na semana passada.

O risco que vejo é de uma crise maior nos EUA, com o Coronavírus perdendo controle e gerando contágio mais rápido e acentuado do que o esperado. Este, neste momento, não é meu cenário base.

O grande destaque da noite ficou por conta do PMI na China. Ele apresentou forte recuperação em março, muito acima das expectativas. O número sugere uma recuperação em “V” da economia:




O número mostrou alta quase que generalizada entre setores e entre tipos diferentes de empresas:



Por mais que eu tenha um enorme “pé atrás” com os indicadores “oficiais” vindos do país, é o que temos para trabalhar. Neste caso, se sustentado nos próximos meses, o PMI irá criar uma expectativa de que o impacto do Coronavírus pode ser pontual e localizado, elevando o tom otimista para uma recuperação do crescimento e dos mercados.

Eu ainda acho extremamente difícil está recuperação em “V” nas economias desenvolvidas. Espero uma recuperação em “U”, mas entendo que teremos a fase do ciclo em que o mercado irá acreditar na possibilidade desta recuperação rápida e acentuada do mundo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?