Daily News – Sinais animadores.


Tivemos mais uma noite de elevada volatilidade. Após abrir em forte queda, vimos uma acentuada recuperação dos futuros dos índices nos EUA que, neste momento, apresentam leve alta (6h30 da manhã de segunda-feira).

Não houve muitas novidades no final de semana. Destaco o anúncio de novos e agressivos pacotes fiscais em países como Austrália e Japão, que parecem seguir na direção de outros países desenvolvidos – e do Brasil (já retorno neste tema) – em buscar pilares de sustentação para o crescimento.

Comentei sobre este tema mais a fundo no sábado, aqui: https://anchor.fm/tag-investimentos.

Eu não faço a mínima ideia se o mercado irá cair ou subir nos próximos dias/semanas, mas estou mais construtivo com os sinais e medidas tomadas até o momento (e discutidas no link/áudio acima).

Entendo que para uma real inflexão, uma mudança de tendência, precisaremos ver um controle da situação do Coronavírus na Europa, em especial na Itália, e nos EUA. Como este último ainda está em sua curva ascendente, talvez isso ainda demore algumas semanas, quiçá alguns meses (2-3).

De qualquer maneira, a atuação dos bancos centrais, os pacotes fiscais, a melhora nas condições de preço/valuations e a posição técnica do mercado se mostram mais animadoras. O final do mês e do trimestre também podem trazer demanda por ações/renda variável por questões técnicas de rebalanceamento de carteiras.

A evolução dos tratamentos para o Corona, assim como uma eventual vacina, seriam vetores determinantes para que a crise seja estruturalmente endereçada.

No Brasil, o destaque do final de semana ficou para uma entrevista de Paulo Guedes no sábado à noite. Desde o começo desta crise venho afirmando que precisamos de flexibilidade, agilidade e pragmatismo para lidar com esta crise. O ajuste fiscal fica para depois.

Assim como países desenvolvidos, tais como EUA e Inglaterra, o Ministério da Economia está atacando os pilares centrais deste desafio. Estão buscando manter o mercado liquido, eficiente e trabalhando para que os recursos cheguem na ponta final, ou seja, à sociedade e o trabalhador.

Economia não é uma ciência exata e o caráter desta crise demanda medidas extraordinárias. Chegar ao ponto ideal de atuação não é fácil.

Dito tudo isso, vejo uma atuação positiva e agressiva por parte da equipe econômica. Um trabalho conjunto entre Ministério, Caixa, BNDES, BCB e o setor privado. As medidas não impedirão a crise, mas podem torná-la mais branda, menos custosa e dolorosa.

Não é intenção deste fórum a polarização ou o debate político. Falo estritamente de economia e mercados. Os desafios são imensos, mas um caminho para sairmos desta crise está sendo criado.

Para finalizar, tenho insistido que precisamos nos preparar para dados econômicos tenebrosos nos próximos meses. Nos últimos dias, começamos a ver a divulgação desses números. Vale reforçar que parte relevante disso já foi precificado no mercado. Abaixo, PMI´s Globais e as Vendas de Varejo na Coréia do Sul:




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?