Daily News – Passos importantes foram dados, outros ainda são necessários.


A noite foi novamente marcada por uma intensa atuação dos bancos centrais. Além dos já ordinários cortes de juros, vimos nova atuação do ECB, na Europa, e do Fed, nos EUA, com o anúncio de novos programas de estabilização. Contudo, primeiro, vamos falar sobre Brasil.
O BCB anunciou um corte de 50bps na Taxa Selic, para 3,75%, como era amplamente esperado e precificado no mercado. O Banco optou por adotar um tom mais “hawkish” e sinalizar que o cenário mais provável será de manutenção da Selic no atual patamar.
A despeito desta sinalização, deixou a porta aberta para novos cortes, caso o cenário enseje, mesmo que não seja o caminho mais provável. Acredito que o BCB tenha feito a medida correta, dado que acredito que o país não precisa de juros mais baixos, mas sim de medidas estimulativas do lado fiscal, regulatório e creditício.
Na Europa, o ECB anunciou um novo programa de QE de, pelo menos EUR$750bi, e adotou uma linguagem agressiva de suporte aos ativos do país. O Fed, por sua vez, anunciou um programa para estabilizar o mercado de “Money Market”. Além disso, vimos uma nova onde de cortes de juros nos países da Ásia e Oceania.
Continuo sendo da visão de que estamos em tempos extraordinário. Neste momento, o poder da política monetária tradicional é limitado. Assim, as medidas de estabilização e mais focadas no mercado de crédito são fundamentais e positivas.
O que falta na equação para ajudar a sustentar este mercado é um onde de pacotes de estímulos fiscais ao redor do mundo. Os EUA falam em mais de US$1tri, o que seria contundente e positivo. Este tipo de medidas precisa ser colocada em prática e sua aprovação acelerada. Outros países precisarão seguir nesta direção.
Por ora, não há sinais consistentes de estabilização dos ativos de risco. Vejo os BC´s caminharem na direção correta, mas ainda sozinhos. Reforço a necessidade de mais medidas fiscais e creditícias, assim como de uma melhor visibilidade na contenção do Coronavírus.
Repito aqui texto de final de fevereiro, quando toda esta história ainda era embrionária e ninguém falava de recessão: https://mercadosglobais.blogspot.com/2020/02/uma-bomba-relogio.html.
Vamos aos gráficos do dia. Primeiro, forte alta do custo de proteção e do VIX. Geralmente, estes movimentos são pontuais e marcam o ápice da crise. Seu retorno a "normalidade" dura alguns meses:



População já preocupada com a crise, segundo dados das mídias sociais:


Uma das piores semanas da história para os Hedge Funds:


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Por que o Ibovespa sobe tanto hoje?