Daily News – Riscos: Bancos Centrais, Eleição e Crescimento.


Os ativos de risco tiveram uma segunda-feira de pressão a despeito – ou talvez por causa – da atuação do Fed (detalhes abaixo). Nesta manhã, estamos vendo uma recuperação do humor global a risco, após bom desempenho de Biden nas primárias Democratas nos EUA, o que reduz parte do risco de um candidato a presidente mais radical como Sanders.

A situação ainda é fluida e pouco definida. Ainda temos algumas primárias importantes antes da definição deste candidato.

No Brasil, o BCB divulgou ontem comunicado após o fechamento do mercado onde sinaliza que a atual “crise” pode ser um vetor de pressão ao crescimento e isso pode levá-lo a promover novos cortes na Taxa Selic.

A despeito de discordar desta postura, acredito que o sinal foi claro e as chances de novas quedas na Selic aumentaram substancialmente. O mercado, de certa forma, já vinha precificando este cenário.

Espero pressão no dólar e mais “steepening” da curva de juros, quando a parte curta apresenta desempenho (fechamento de taxa) melhor do que a parte longa da curva (que fecha menos ou abre taxa).

Voltando ao Fed, comentamos ontem para os clientes TAG Investimentos que:

O dia foi de grandes surpresas. Primeiro, o Fed anunciou um corte de 50bps na taxa básica de juros. Se o corte estava precificado na curva, ele não era esperado em uma data sem reunião do FOMC pré agendada. Isso é, o corte era esperado, mas seu “timing” não era.

Segundo, ao contrário de quase todos os outros cortes de juros dos últimos 10 anos, o mercado reagiu de maneira negativa a essa postura do Fed.

A interpretação usual de cortes de  juros é de que taxas mais baixas dariam sustentação aos ativos de risco, como a bolsa. A interpretação de hoje, pelo menos por ora, é de que o Fed pode ter “queimado munição”, ou está vendo um cenário muito mais desafiador do que o resto do mercado olhando à frente.

Seguimos em um ambiente de elevada incerteza. A postura do Fed ainda é passível de interpretação. Esperamos um curto-prazo ainda desafiador.

Estamos ajustando nossos portfólios de acordo, em grande parte através de proteções (hedges), manutenção de caixa mais alto e focados em gestores ativos, de retorno absoluto e de valor. Isso vale para os portfólios locais e externos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?