Daily News – Alívio! – Atualização.


Os ativos de risco continuam operando em tom positivo após avanços relevantes em alguns dos pilares que temos acompanhando como importantes para a sustentação econômica e financeira global.

Nesta madrugada, o Congresso dos EUA chegou a um acordo para um pacote de USD$2 trilhões de ajuda financeira às empresas e famílias mais afetadas pela crise do Coronavírus.

Nos últimos dias, já tínhamos comentando a respeito de avanços no lado técnico, no nível de preços/valuations e na atuação dos bancos centrais.

Para termos uma resolução mais estrutural desta crise, precisamos ter uma maior visibilidade do controle da pandemia nos países/regiões mais afetadas – como Europa e EUA – além de alguma perspectiva de tratamento efetivo para o vírus e uma potencial vacina.

Estou tratando está melhora recente como um “bear market rally”. Acredito que o mercado tenha exagerado para o lado negativo, e estamos buscando um novo nível de equilíbrio de curto-prazo.

Para um real ponto de inflexão positivo, ou seja, para voltarmos a uma eventual tendência altista e estrutural, precisaremos endereçar todos os pontos tratos acima.

Comentamos sobre isso na tarde de ontem e ao longo dos últimos dias, aqui: https://anchor.fm/tag-investimentos.

Sobre a postura do Presidente do Brasil em pronunciamento ontem? Vou me dar o direito de não comentar.

O país está muito polarizado, em situação até pior do que aquela vista nas eleições presidenciais.

Entendo que nós, como sociedade, precisamos encontrar o balanceamento correto entre distanciamento social – para reduzir ao máximo o número de infectados e fatalidades – mas sem que isso afunde a economia em um buraco sem fundo, ou seja, sem que torne a situação ainda muito pior – economicamente e socialmente – para algumas camadas da sociedade.

Por ser uma crise diferente de tudo que já vivenciamos, este balanceamento não é perfeito. Não é uma ciência exata. Infelizmente, será um esforço de “tentativa e erro”.

Meu cenário base (aqui, não é uma opinião, mas uma expectativa) é de que tentarão “achatar” a curva do vírus por cerca de 2 a 6 semanas. Após isso, a economia será gradativamente reaberta, com restrições aos grupos de risco. Isso vale no Brasil e no exterior.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?