Cenário:

Vou tentar passar de forma resumida onde acho que estamos neste ciclo.

Acredito que estamos em um estágio intermediário ou avançado da crise nos ativos financeiros, mas em um estágio inicial da crise econômica.

Devemos esperar recessão em grande parte do mundo. Os dados dos próximos 3 a 6 meses serão desastrosos, mas isso todos, nesta altura do campeonato, já deveriam saber.

O ZEW hoje na Alemanha e as vendas no varejo nos EUA foram prévias deste ambiente que estamos entrando.

Para resolver isso, apenas um pacote fiscal gigantesco, ao redor do mundo, será suficiente. A política monetária já vem sendo ajustada, mas seu poder de fogo é baixo neste estágio do ciclo econômico.

Segundo rumores na mídia, os EUA caminham na direção de um pacote fiscal relevante. Isso seria extremamente positivo, além de essencial, mas talvez não suficiente.

Do ponto de vista do mercado, reforço que precisamos avançar em alguns pontos para vermos uma estabilização dos ativos de risco. Alguns deles, ja vimos avanços significativos nos últimos dias.

  • Posição técnica: Já vimos ajustes relevantes por diversas métricas. É natural que algum ajuste adicional seja necessário, mas caminhamos bastante nesta frente.
  • Preços/valuations: Nem tudo está uma barganha, mas já vemos ativos extremamente atrativos e que precificam cenários de “stress”.
  • Normalização do mercado de funding nos EUA: O Fed tem tomado a dianteira aqui. Se ainda não conseguiu sucesso absoluto, medidas importantes foram tomadas.
  • Sustentação ao crescimento: Como falamos acima, o fiscal será essencial.
  • Alguma normalização nos países mais afetados pelo Coronavírus. Começamos a ver isso na Itália e Espanha, após sucesso na China.

Em suma, a incerteza permanece. Teremos ainda muita volatilidade. Contudo, já consigo afirmar que uma parte não desprezível do ajuste foi feita. Quedas adicionais são sempre possíveis.

As crises costumam demorar meses, e não dias ou semanas. Estamos no olho do furacão.

Contudo, precisamos manter a racionalidade, tentar medir as oportunidades e os riscos ainda existentes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Por que o Ibovespa sobe tanto hoje?