Daily News – Tempestade Perfeita


Os mercados globais estão abrindo novamente em estado de pânico. Estamos vivendo a tempestade perfeita, o “Black Swan” clássico. Algumas questões continuam em evidência e sem uma solução de curto-prazo:

- Coronavírus
- Guerra do Petróleo
- Disputa entre Congresso e Governo no Brasil
- Crise no Oriente Médio com embate militar no Iraque
- Sensação de que os BCs estão sem munição
- Ajuste de posição técnica no Brasil
- Risco sistêmico



Toda crise tem contornos parecidos. Estamos na fase da negação. O mercado é sempre quem educa os governos. Tenho a sensação de que veremos pressão negativa até os governantes entrarem em pânico e acertarem a mão no tamanho e magnitude das medidas de combate à crise.

Ontem à noite, Trump anunciou algumas medidas adicionais para tentar aliviar os efeitos da crise:

- Cancelou voos da Europa por 30 dias.
- Anunciou medidas de alívio fiscal e de crédito.
- Seriam cerca de $50bi para pequenas e médias empresas (PME).
- Somados a cerca de $200bi em Tax Relief.

Como essas medidas, em sua maioria, precisam de apoio do Congresso, elas ainda são de difícil implementação no curto-prazo.

No Brasil, se não bastasse os desafios externos, o Congresso ainda aprovou uma medida que irá se desfazer de cerca de 20% da economia da Reforma da Previdência. Esta medida, somado a volatilidade recente dos mercados, levou a uma forte depreciação adicional da moeda (BRL) – alta do dólar – e forte abertura de taxa de juros na tarde de ontem.

Durante a noite, começamos a ver alguma articulação entre o Congresso, capitaneado por Rodrigo Maia, e o Governo, liderado por Paulo Guedes, no sentido de buscar saídas para este problema e, eventualmente, buscar soluções que venham ajudar a amenizar a crise no país.

A situação é fluida, porém incerta. Continuo sendo da visão de que estamos no “olho do furacão”. Não existe “bala de prata” para sairmos da crise, mas um conjunto de medidas que, juntas e somadas, ao longo do tempo, ajudam a equacionar os problemas que foram criados.

Ainda estamos no meio deste processo e é sempre difícil de vislumbrar até onde ele irá. Neste interim, os ativos ficam mais baratos e atrativos, a posição técnica melhora, mas sempre poderemos ter rodadas adicionais de pressão negativa.

Ontem fiz uma dissertação resumida sobre minha visão, para que não haja dúvida em relação ao meu viés: https://twitter.com/DanKawa2/status/1237699754563457024?s=20.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?