Daily News – Elevada volatilidade.


Os ativos de risco apresentaram forte alta nesta quarta-feira. Hoje pela manhã, contudo, estão devolvendo cerca de 1/3 do movimento verificado ontem. No atual estágio do ciclo, será difícil de explicar ou prever todos os movimentos do mercado.

É duro dizer isso, mas a dinâmica dos mercados parece muito uma dinâmica de fim de ciclo ou de crise econômica e/ou financeira. Este ainda não é o cenário base, mas seria extremamente arrogante de minha parte ignorar estes sinais.

De maneira geral, as perspectivas para o crescimento global, assim como o avanço do Coronavírus, vetores intimamente ligados, quem devem dar o tom do humor global a risco. Como podemos ver abaixo, seguimos em um ambiente desafiador neste quesito:


No Brasil, os dados do PIB do 4Q19 apresentaram alta dentro do esperado. O ano fechou com um crescimento de 1,1% do PIB. A demanda doméstica e os serviços seguem sendo o destaque do PIB:


É natural rever os dados de crescimento para este ano diante dos desafios impostos pelo Vírus. Se antes esperávamos um crescimento de 2,2% para 2020, agora trabalhamos com um número levemente abaixo de 2%, na faixa de 1,8%-1,9% de crescimento do PIB.

A situação do Coronavírus segue aguda. Vemos seu espalhamento ao redor do mundo e uma situação que ainda deve se alastrar de maneira exponencial nos próximos dias.

O risco em torno do cenário só ficará mais reduzido quanto conseguirmos ter uma visibilidade maior em relação a estabilização das contaminações.

Comentários

  1. Olá. Poderia citar comentar mais sobre esses sinais de fim de ciclo?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Por que o Ibovespa sobe tanto hoje?