Daily News – Black Monday Redux


No momento em que vos escrevo as bolsas globais operam em baixa de, no mínimo, 5%. Algumas delas, como é o caso dos futuros dos índices nos EUA, estão em limite de baixa. Os demais mercados seguem a dinâmica de aversão a risco, com as Treasuries apresentando forte fechamento de taxa:


O Petróleo, que acabou virando o novo foco do mercado, chegou a cair 30% durante a noite, mas cai “apenas” 20% neste momento. A volatilidade é elevada, assim como a incerteza do cenário. O gráfico abaixo mostra o breakeven de algumas das maiores petroleiras do mundo, algumas delas, cujas ações caem mais de 20% está manhã:


O risco do cenário deixou de ser apenas o Coronavírus e passou a ser o seguinte: O setor de petróleo ("shale") nos EUA é muito alavancado. O mercado de crédito tem muito papel de empresa de petróleo em circulação.

A Arábia Saudita está tentando quebrar essas empresas para ser soberana no mercado de petróleo. O risco é um evento de crédito nos EUA vindo deste setor que gera contágio para outros setores da economia, já frágeis devido ao Coronavírus.

Os próximos dias devem se resumir a isso. Deixou de ser apenas Coronavírus e virou algo muito maior. É o "Black Swan" em sua essência máxima.

Há muito tempo tenho externalizado minha preocupação com alavancagem do setor corporativo americano. Enquanto o país e o mundo cresciam, tudo estava bem.

No dia 23 de fevereiro escrevi o texto deste link: https://mercadosglobais.blogspot.com/2020/02/uma-bomba-relogio.html.

O cenário acabou caminhando em sua direção até mais rápido do que eu imaginava. Agora, está nas mãos dos “policy makers” o desafio de uma ação conjunta e agressiva para frear este choque de oferta, demanda e de confiança na economia global.

Por ora, o Brasil será passageiro desta situação, assim como seus ativos.

Seguiremos em um ambiente de elevada volatilidade. Para uma melhora deste panorama, será necessário uma melhora no fluxo de notícias em torno do Coronavírus aliado a uma ação mais forte dos governantes e dos bancos centrais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Por que o Ibovespa sobe tanto hoje?