Update

O dia foi dominado pelo cenário político local, com a divulgação da transcrição de uma conversa de Romero Jucá com Sergio Machado, ex Presidente da Transpetro. A conversa colocou o atual Presidente do PMDB, e Ministro do Planejamento, no olho da Operação Lava-Jato. Vale lembrar que Jucá é um grande articulador político junto ao Congresso, é braço direito de Michel Temer e figura essencial na estrutura montada pelo governo interino na administração Temer.

Como comentei pela manhã, este tipo de evento pode vir a tirar apoio do atual governo, dificultando a aprovação de medidas essenciais para o país. Por hora, Temer está mantendo Jucá no cargo, mas a mídia está dando como certa sua saída. Estão ventilando a possibilidade de um rearranjo do Governo, com Eliseu Padilha assumindo o Planejamento. Na minha opinião, será uma jogada arriscada trocar Jucá por um outro nome já citado na Operação Lava-Jato.

Os próximos dias serão fundamentais. A maneira com que Temer irá lidar com está crise poderá ser essencial para o sucesso (ou não) de seu governo. Frente à enorme oposição já existente ao atual governo interino, Temer tem uma “bomba relógio” para desarmar, e rápido.

Não acho que este evento, por si só, irá levar o país de volta ao passado. Contudo, é um grande alerta para os investidores de que a situação política ainda é extremamente tumultuada, e o caminho para o ajuste econômico será longo e tortuoso. Se os estrangeiros estavam reticentes em alocar recursos no país, este é apenas mais um vetor contrário a este fluxo positivo.

Os ativos locais parecem estar em um grande range (BRL entre 3,45-3,6, Jan19 entre 12,25%-12,70%). Por hora, estou com postura mais cautelosa, especialmente diante de minha visão mais pessimista com o cenário externo, que tenho descrito neste fórum diariamente. Continuo vendo o mercado local de juros como a melhor aposta positiva para o Brasil.


O dia foi de poucas novidades no cenário externo, exceto pela divulgação dos Flash PMIs ao redor do mundo. Os números de Japão, Europa e EUA ficaram abaixo das expectativas do mercado, mostrando um quadro de crescimento global ainda baixo, sem sinais de aceleração ou, até mesmo, estabilização. Os dados de importação e exportação do Japão, assim como tínhamos visto em outros países da Ásia, sinalizam para um quadro preocupante. Além disso, as eleições americanas se aproximam, e Donald Trump parece estar ganhando apoio dia-após-dia. Enfim, vejo vários riscos no cenário, que não me parecem bem precificados pelos ativos de risco.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?