Pressão nas bolsas globais.

O dia está se provando bastante interessante, até o momento. No cenário externo, estamos vendo a confirmação da perda de correlação entre o S&P e o petróleo, em um dia de alta na commodity, mas queda global das bolsas. O mercado de juros nos EUA teve um dia de abertura de taxas, ajustando as recentes sinalizações do Fed (vide a seguir).
Na minha visão, o destaque do dia ficou por conta dos discursos de membros do Fed ao longo do dia, em uma clara tentativa de guiar o mercado para um cenário onde novas altas de juros podem ocorrer ainda este ano e, talvez, mais cedo do que tarde. Com a curva curta de juros precificando em torno de 50% de probabilidade de uma alta de juros até o final deste ano, parece realmente prudente para o Fed administrar expectativas, caso tenha a real intenção de dar continuidade ao processo de normalização monetária ainda em 2016.
No campo econômico, o Core CPI ficou dentro das expectativas do mercado, com alta de 0,2% MoM e 2,1% YoY. A produção industrial apresentou forte alta em abril (0,7% MoM), mas após revisões baixistas do mês anterior. Enquanto os dados do setor imobiliário mostraram certa recuperação do setor. Em linhas gerais, ainda é uma economia que cresce a taxas baixas, porém constantes, com um hiato do produto que continua fechando e uma inflação gradualmente ascendente.
Os números de hoje, e a reação dos mercados apenas reforçam a minha visão de que o cenário começa a se parecer, cada vez mais, com aquele verificado no início do ano, quando uma desaceleração da China, aliada a perspectiva de alta de juros pelo Fed, acabou levando a um forte movimento de aversão a risco dos mercados. Minha única dúvida é, se neste estágio, os mercados serão capazes de se diferenciar, com ativos ligados a China mais pressionados, porém com um cenário de EUA ainda relativamente estável (crescimento em torno de 2%, inflação baixa e Fed gradual)?
No Brasil, estamos passando por um claro movimento de acomodação e ajuste de posições, após um movimento rápido e acentuado de melhora. Henrique Meirelles divulgou oficialmente sua equipe econômica, atendendo as já elevadas expectativas do mercado.
A Petrobras emitiu cerca de US$7bi em papéis de dívida externa, abrindo uma importante janela de captação para o setor corporativo nacional, em mais um passo positivo para os ativos locais. A janela de captações externas estava totalmente fechada. Está emissão de Petro será capaz de trazer algum parâmetro para a curva de bonds externos, dando suporte a novas emissões ao longo do ano.
Estou mantendo minha visão estrutural mais otimista com relação ao Brasil, focando o risco no mercado de juros (reais e nominais). Acredito que podemos passar por um período de consolidação, mas estou usando está recente abertura de taxas como oportunidade para, de maneira parcimoniosa, adicionar risco na carteira.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?