Fed em Foco.

As minutas do FOMC reforçaram a mensagem emitida por membros do Fed nos últimos dias, ou seja, o processo de normalização monetária no país continua “vivo”, e uma alta de juros não pode ser descartada no curto-prazo. Podemos classificar as Minutas como mais hawkish do que as expectativas do mercado. Os ativos de risco, assim, reagiram de acordo, com um movimento global e generalizado de dólar forte, alta nas taxas de juros dos EUA, pressão nas commodities e nos ativos emergentes. Até este momento, as bolsas globais apresentam reação um pouco mais mista.

Interessante observar que houve uma relevante reprecificação da política monetária dos EUA nos últimos dias, com o mercado já precificando em torno de uma alta total de 25bps para este ano, mas um processo ainda extremamente gradual no futuro próximo (vide gráfico abaixo).

No Brasil, os ativos locais seguiram o humor externo (vide comentário de hoje cedo, reproduzido abaixo). Além disso, começam a surgir diversos ruídos (ou “bombas fiscais”) para serem superados pelo novo governo, com os problemas financeiros da Eletrobrás, a meta fiscal de 2016 (já fala-se abertamente de déficit de R$160bi!), negociação da dívida dos Estados, entre outros.

Eu mantenho minha visão estruturalmente mais positiva com Brasil, mas como tenho afirmado neste fórum: Primeiro, não vivemos em uma ilha, isolados das questões externos e, segundo, o novo governo não será capaz de resolver todos os problemas do país em um “passe de mágica”. O processo de ajuste econômico será lento, gradual e permeado de obstáculos a serem superados.

Estou olhando a recente abertura de taxas locais de juros como oportunidade de alocação a risco, com um olho na inflação de curto-prazo, e outro no avanço das medidas propostas pelo novo governo brasileiro.


No cenário externo, reforço minha tese de que estamos no meio de um cenário muito parecido aquele que vivenciamos no início do ano, com o crescimento da China perdendo potência e a normalização monetária dos EUA de volta ao centro das atenções.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?