Brasil: Meirelles ajuda a acalmar o mercado.

O feriado nos EUA e na Inglaterra manteve os ativos de risco com pouca liquidez e baixa volatilidade.

No Brasil, em um sinal de que o quadro técnico possa estar melhor, tivemos um dia de desempenho mais positivo dos mercados de câmbio e juros. A aparição de Henrique Meirelles em alguns eventos ao longo do dia, com um discurso bastante austero e coerente, pode ter ajudado na dinâmica desta segunda-feira.

Além disso, mesmo que por questões pontuais e sazonais, o resultado do déficit fiscal do Governo Central ter apresentado superávit de R$9,8B, muito acima das expectativas de R$2,4B, em conjunto com a recuperação de alguns indicadores de confiança, também foram vetores que contribuíram para dar um alívio aos mercados locais.

A partir de amanhã, teremos uma agenda externa bastante importante para o cenário de curto-prazo, com importantes indicadores de atividade, inflação e emprego nos EUA, além do PMI na China.

Continuo otimista com a possibilidade de novas rodadas de fechamento de taxas de juros no Brasil, mesmo que ruídos pontuais possam trazer volatilidade passageira ao mercado. Continuo sem grandes convicções no mercado de BRL e Ibovespa. Contudo, acho válido citar que a perspectiva de mudança de governo já vem fazendo efeito nos indicadores de confiança, o que pode ser um sinal de recuperação do crescimento à frente e, eventualmente, ser um vetor de sustentação para alguns setores da bolsa local, para o BRL e as taxas longas de juros.


No cenário externo, continuo cético com o rally de curto-prazo observado em alguns mercados. Vejo um cenário de baixo crescimento global, com uma produtividade baixa e uma inflação gradualmente altista nos EUA, o que costuma comprimir margens de lucros. Além disso, mesmo que não se confirme as expectativas mais pessimistas com a China, trabalho com um cenário de crescimento estrutural mais baixo do que o atual, o que por si só não parece refletido no preço dos ativos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?