Watch Out!

Os dados econômicos divulgados essa manhã tornam o cenário global um tanto quanto curioso, o que merece um comentário adicional.
Nos EUA, as vendas no varejo de abril ficaram muito acima das expectativas, assim como o PPI mostrou novas rodadas de alta gradual da inflação. O Michigan Confidence, por sua vez, apresentou forte elevação, com expectativas de inflação mistas. Os números mostram uma economia ainda saudável, dando força a tese de que o primeiro trimestre do ano talvez tenha sido, mais uma vez, uma exceção de baixo crescimento. Os dados deveriam levar o mercado a repensar o ciclo de alta de juros que está precificado na curva curta de juros atualmente.
Na China, observamos agregados monetários e números de crédito bastante fracos para o mês de abril, o que nos leva a crer em uma desaceleração da economia daqui para a frente.
De maneira geral, o cenário começa a se parecer, cada vez mais, com aquele verificado no início do ano, quando uma desaceleração da China, aliada a perspectiva de alta de juros pelo Fed, acabou levando a um forte movimento de aversão a risco dos mercados. Eu adicionaria que, neste momento, a posição técnica me parece ruim, e os fluxos para Equities e EM começam a mostrar fadiga.

Será fundamental observar a reação dos mercados nos próximos dias, mas reforço minha visão negativa com o cenário externo expressa neste fórum nos últimos dias.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?