Externo: Sinais preocupantes.

No campo econômico, o destaque do dia ficou por conta da alta de 274k para 294k no Jobless Claims nos EUA, um dos mais importantes e contemporâneos indicadores de emprego e crescimento do país. O indicador atingiu o pior patamar em 15 meses. A alta foi integralmente explicada por uma piora no cenário de emprego de NY, o que pode vir a ser explicado por algum pontual. Contudo, a manutenção de uma trajetória altista para o Jobless Claims será um sinal extremamente negativo para o cenário.
Nos mercados financeiros globais, acho válido atentar para o movimento de queda que temos visto no mercado de commodities metálicas. A dinâmica desta classe de ativo pode sinalizar para uma fadiga do movimento de recuperação verificado entre fevereiro e abril, em meio a novas evidencias de que o crescimento da China (e da Ásia em geral) continua extremamente frágil e de sustentação questionável.
As moedas asiáticas voltaram claramente a uma tendência de depreciação, em linha com o cenário descrito acima.
O petróleo parece ter ganhado vida própria, seguindo notícias específicas, tais como estoques e problemas localizados de oferta.
No Brasil, o mercado continua operando com viés positivo, à espera da nomeação da equipe de Temer e das primeiras medidas propostas para o ajuste econômico. O BRL acabou tendo um dia mais negativo, provavelmente afetado por fluxos pontuais e pela nova rodada de atuação do BCB nos swaps reversos.

Continuo com viés mais negativo com o cenário externo (baixo crescimento, riscos provenientes da China, produtividade baixa nos EUA em meio a múltiplos elevados das bolsas, entre outros). No Brasil, continuo otimista com o governo Temer, mas preferindo expressar este otimismo via o mercado de juros. Contudo, não descarto uma consolidação do mercado no curto-prazo. Não vejo o técnico como negativo, mas o mercado já fez um movimento rápido e acentuado. Consolidações tendem a ser naturais e saudáveis neste tipo de processo de reprecificação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?