Consolidação.
Os ativos de risco parecem estar se consolidando após o FOMC e os dados de mercado de trabalho nos EUA nas últimas semanas. Hoje pela manhã, o dólar opera em leve queda, em um movimento que me parece uma leve realização de lucros. Não podemos descartar este tipo de movimento no curto-prazo, especialmente após a forte adicção de posições compradas em dólar nas últimas duas semanas. As commodities seguem pressionadas, mas as bolsas dos países desenvolvidos mostram recuperação em relação a forte queda verificada no começo da semana. A agenda do dia será esvaziada nos EUA, no Brasil e na Europa.
Brasil - No final da tarde de ontem, o ValorPRO publicou um artigo afirmando que Henrique Meirelles já estava se articulando politicamente para assumir o lugar de Joaquim Levy na Fazenda. No começo da noite, a Bloomberg publicou que fontes ligadas ao Planalto desconheciam qualquer manobra ou convite por parte de Dilma nesta direção. Os ativos locais reagiram de maneira bastante positiva ao rumor. A teoria por trás desta reação resume-se ao fato de Meirelles ser visto como um “executivo” mais articulado politicamente, o que poderia facilitar a aprovação de parte do ajuste fiscal e, eventualmente, promover mais mudanças positivas na equipe econômica, com a substituição do Ministro do Planejamento e o Presidente do Banco Central. A reação dos ativos brasileiros na tarde de ontem não deixa dúvida de que o mercado continua tecnicamente bastante negativo com Brasil e que, consequentemente, vê a entrada de Meirelles como positiva. Na minha visão, caso este evento seja confirmado, o que ainda está longe de ser uma certeza, deveríamos ver uma reação semelhante àquela que vivenciamos com o anuncio de Levy na virada do ano, ou seja, uma forte reação inicial positiva, seguida de uma sequencia de decepções, ao longo do tempo, com a incapacidade deste governo em aprovar o mínimo necessário para o ajuste da economia devido a um quadro político frágil e instável.
Também na noite de ontem, a Câmara conseguiu aprovar o texto base da Lei do Setor Elétrico (MP 688), agora a Lei da Repatriação deverá entrar em pauta na agenda de hoje.
China – Os dados de atividade econômica de outubro reforçaram a visão de rebalanceamento da economia. O Retail Sales saiu de 10,9% YoY para 11% YoY, a Industrial Production passou de 5,7% YoY para 5,6% YoY e o Fixed Asset Investment saiu de 10,3% YTD YoY para 10,2% YTD YoY. Os dados ficaram basicamente em linha com as expectativas, mostrando um setor industrial e investimentos ainda frágeis, mas um aumento saudável e gradual da demanda interna.
Comentários
Postar um comentário