A Espera do Payroll - Update
Os ativos de risco estão operando próximos a estabilidade, na espera da divulgação dos dados de mercado de trabalho dos EUA as 11h30. No Brasil, o destaque do dia ficará por conta do IPCA. NA Europa, a produção industrial da Alemanha apresentou inesperada queda de 1,1% MoM em setembro, surpreendendo as expectativas de alta de 0,5% MoM. O número reforça a mensagem emitida pelo Factory Orders essa semana, ou seja, estamos diante de um período de desaceleração da economia do país. Por hora, ainda não há motivos para acreditar em um menor crescimento estrutural, mas em um momento pontual e cíclico de desaceleração da economia da Alemanha.
Eu vou pegar emprestado da Merrill Lynch um excelente resumo do que esperar para os cenários de mercado após a divulgação do Payroll nos EUA logo mais:
Trading the Payroll
Flows, sentiment and price action all suggest "weak" payroll will arguably have bigger impact than "strong" payroll.
Strong = NFP>200k, UR<5.0%, AHE>0.3%
Strong = GT2®1%, DXY®100, Gold®$1000, SPX dip <2050 likely to be bought
Strong = buy banks, buy the dip in cyclicals/energy, buy "strong-$ plays" e.g. DAX, NKY, sell "rate-sensitives" e.g. REITs, sell EUR
Weak = NFP<135k, UR>5.2%, AHE<0.1%
Weak = GT10®2%, ADXY®110, Gold®$1200, SPX >2125 likely to be sold
Weak = buy "tails"…IXK, EEM, EMD, GDX, sell "strong-$ plays" e.g. DAX, NKY, sell, banks, buy "rate-sensitives" e.g. REITs
Em relação aos dados de emprego nos EUA, acredito que um número moderado, com Payroll em torno de 140k-150k, e uma taxa de desemprego estável ou cadente, já seriam capazes de manter o Fed em seu plano de voo, que seria dar início a um processo lento e gradual de alta de juros, começando em dezembro. Contudo, como o mercado já precifica cerca de 60% de probabilidade de uma alta de juros no FOMC de dezembro, talvez precisaremos de um número igual ou superior a 175k para manter as tendências recentes, ou seja, fortalecimento do dólar, abertura de taxas de juros das Treasuries e pressão sobre as commodities e os ativos emergentes em geral. O Jobless Claims divulgado hoje mostrou leve alta, de 260k para 276k, mas manteve-se nos níveis mais baixos desde a crise de 2008, não alterando o cenário positivo para o mercado de trabalho.
Eu continuo acreditando em um fortalecimento estrutural do dólar no mundo. Vejo o cenário de curto-prazo (sinalização do Fed e do ECB, crescimento ainda frágil na China e etc) como reforçando esta visão, e sendo um propulsor para uma rodada adicional de fortalecimento da moeda norte americana. Acredito que o cenário macro seja saudável para as bolsas dos países desenvolvidos, mas vejo pouco valor nos atuais níveis, em especial nos EUA (início de um processo de alta de juros, fim do “earnings growth” e etc). Acredito que as commodities e os ativos emergentes em geral estão em um processo estrutural de ajuste, que ainda parece ter chegado ao fim. No tocante aos juros norte americanos, o rompimento do atual patamar de 2,25% da Treasury 10 anos pode ser a senha (ou trigger) para mais uma rodada na direção dos eventos comentados acima.
Comentários
Postar um comentário