Curva de Juros EUA


Os investidores terminaram a semana ainda digerindo a decisão do FOMC nos EUA. Na ausência de uma agenda econômica relevante, os ativos de risco operaram sem grandes movimentações ou tendências definidas. Passado o efeito inicial do ajuste de posição, de um mercado que esperava uma sinalização mais hawkish do Comitê, os ativos de risco, olhando o price-action dos últimos 2 dias da semana, já perecem mais balanceados, e dispostos a reagir de maneira mais incisiva a novidades no cenário econômicos global.

Continuo vendo a parte curta da curva de juros americana como o grande trigger para qualquer movimento mais relevante dos demais mercados globais. Acredito que a curva precisa fazer um ajuste entre 25-40bps entre os vértices mais curtos (Dez15 a Dez17). A velocidade deste movimento, contudo, importa mais para os ativos de risco do que a direção do movimento propriamente dito. Um ajuste rápido e acentuado, pode acabar afetando negativamente o humor global a risco, mas um ajuste mais gradual, não necessariamente será negativo para os demais mercados.

Com este pano de fundo, a semana que vem traz uma agenda econômica extremamente relevante, com dados de crescimento, confiança e inflação nos EUA. Se os dados continuarem a vir na ponta positiva, este ajuste da curva de juros americana pode se intensificar. Na ausência de uma mudança de postura por parte do Fed, contudo, apenas o acúmulo de dados positivos será suficiente para estimular este tipo de movimento. Meu viés continua sendo nesta direção. Acho arriscado, nos atuais níveis de preços e volatilidade, manter posições de carry muito grandes, ou sem um hedge adequado.

No Brasil, o mix do humor externo, com o cenário político local, irá continuar ditando o rumo dos ativos locais. A Copa do Mundo teve um efeito altista não desprezível no IPCA-15 de junho, divulgado na semana passada. Será importante entender qual o efeito que terá sobre o crescimento de curto-prazo do país. Por hora, números mais altos de inflação mantém o cenário para política monetária extremamente desafiador. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Um Risco de Cauda Positivo?