Brasil - Pesquisa Sensus

A pesquisa eleitoral realizada pela Sensus, e divulgada esse final de semana pela revista Isto É, confirmou o que as demais pesquisas divulgadas na semana passada já haviam mostrado. Observamos uma clara tendência de baixa das intensões de voto para Dilma, em detrimento ao avanço de Aécio. No cenário mais provável, Dilma caiu de 34.0% para 32.2%, com Aécio subindo de 19.9% para 21.5%, e Campos caindo de 8.3% para 7.5%. No segundo turno contra Aécio, Dilma recuou de 38.6% para 37.8%, com Aécio subindo de 31.9% para 32.7%.

Acho que valem algumas observações em relação a esta pesquisa:

1 – A Sensus é a pesquisa que tem o patamar mais baixo de intensões de voto para Dilma. As variações no primeiro turno estão basicamente dentro da margem de erro, mas confirmam o nível em torno de 30% das intensões para Dilma, com claro viés de baixa, em detrimento a um viés de alta de Aécio.

2 – A informação mais relevante, na minha visão, é o segundo turno, onde a diferença hoje é basicamente um pouco acima da margem de erro.


Além disso, acredito que Aécio conseguiu ganhar, ex-Copa, algum espaço na mídia nos últimos dias. Além de sua nomeação oficial como candidato pelo PSDB, conseguiu espaço em jornais e revistas, através de entrevistas dele e de Armínio Fraga, seu eventual Ministro da Fazenda. Isto ainda não foi capturado por esta pesquisa, mas pode ter impacto relevante nas próximas. Vejo a pesquisa como positiva para os ativos locais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Um Risco de Cauda Positivo?