Dia mais importante dos últimos meses

Na minha visão, hoje será o dia mais importante para os mercados globais dos últimos 3 a 4 meses. Com os ativos de risco em níveis técnicos decisivos, e com os fundamentos econômicos migrando para confirmar a solidez da economia norte americana, o ADP Employment, PIB, e FOMC, todos nos EUA, podem definir o rompimento dos atuais níveis dos mercados, trazendo um período de maior volatilidade e realização de lucros. Caso este cenário não seja verificado, teremos a confirmação dos ranges que vem sendo respeitados desde o início do ano. 

Brasil -  Os ativos locais não estarão imunes ao cenário externo. Contudo, a pesquisa Ibope que será feita em 5 importantes estados do país, pode trazer algum tipo de diferenciação para os ativos brasileiros. De qualquer maneira, até que tenhamos algum "fato novo" nas eleições, os ativos locais devem seguir o humor global a risco. Artigo de Cristiano Romero no Valor de hoje descreve a arapuca que o BCB se colocou nos últimos meses, mas confirma que o trabalho deste BC já está encerrado, e os juros devem permanecer constantes até as eleições.

EUA - O Consumer Confidence divulgado ontem mostrou uma forte alta na confiança dos consumidores em julho, atingindo o maior patamar deste fins de 2007. Além disso, o cenário de emprego apresentou novo avanço. O número coloca uma interrogação extra no cenário de curto-prazo, e deixará as atenções redobradas para o ADP Employment e para o PIB hoje pela manhã. Não espero mudanças substancias no comunicado do FOMC, mas acredito que cresceram substancialmente as chances do Fed alterar sua linguagem no tocante ao cenário para o emprego ou, até mesmo, surgirem dissidentes em torno da decisão. Neste ambiente, o mercado me parece oferecer pouco prêmio de ajuste na curva de juros americana, o que poderia estimular um processo de ajuste um pouco mais acentuado em todos os ativos de risco, especialmente a curva de juros EUA, o USD e os ativos de renda fixa e câmbio nos países EM.

Europa - As atenções essa manhã estão voltadas para as prévias do CPI na Alemanha, que serão um importante preditor para a inflação na Área do Euro como um todo. O EUR continua perdendo importante suporte nos últimos dias, com menores fluxos para equities e renda fixa da região. Números fortes nos EUA podem trazer a moeda a patamares ainda mais baixos.

China - O Consumer Sentiment subiu de 112.6 para 114.8 em julho, confirmando o cenário de estabilização da economia apontado pelo PMI. Além disso, a prisão de um importante membro do Partido Comunista Chinês que, até poucos meses atrás ocupava um dos cargos de maior importância no país, está sendo muito bem recebida pelo mercado. Mostra que o atual governo está realmente engajado no combate a corrupção, o que se desenvolve em um positivo sinal para as reformas estruturais que precisam ser feitas no país nos próximos anos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Um Risco de Cauda Positivo?