A espera do FOMC

Não há muito o que acrescentar hoje pela manhã, já que a agenda econômica só começa a ganhar força hoje, as 11h00, com Consumer Confidence nos EUA. No Brasil, teremos os dados de crédito como destaque. Hoje pela manhã, as bolsa da Europa apresentam pequena recuperação, após a realização de lucros verificada ontem. As bolsas da China continuam performando positivamente, o que vem dando suporte aos demais mercados na Ásia e nos Emergentes em geral. Contudo, o mercado de renda fixa e câmbio parece atento as eventuais alterações de cenário que os números econômicos nos EUA e a reunião do FOMC podem trazer. O USD opera em alta desde ontem, especialmente contra EM, ao mesmo tempo em que a parte curta da curva de juros nos EUA testa os níveis mais altos de taxa desde ciclo recente.

Brasil - Além do cenário externo, a pesquisa Ibope agendada para quarta-feira e a PIM na sexta-feira serão os destaques do dia. Os ativos locais vem mostrando certa robustez nos últimos dias, mesmo diante a correções pontuais dos demais ativos de risco. O mercado de juros, contudo, se mostra um pouco mais delicado, especialmente por uma posição técnica aparentemente ruim. Tenho o viés de acreditar que, nos próximos dias, o cenário externo quem irá ditar o ritmo dos ativos locais.

EUA - O Markit PMI Services ontem confirmou o que os demais indicadores de crescimento e confiança vem mostrando ao longo das últimas semanas, ou seja, um cenário de solidez da economia. O Consumer Confidence de hoje, e sua abertura relativa ao mercado de trabalho, vão ser devidamente analisados pelo mercado, podendo ajudar os investidores a chegarem para o FOMC já com algum tipo de viés.

Europa - O EUR continua mostrando perda de suporte, tanto por menores fluxos para equities, como pelo menor interesse por papéis de renda fixa da região. Além disso, o diferencial de juros vem pendendo cada vez mais em detrimento ao EUR e a favor do USD. Os dados americanos essa semana serão determinantes para um eventual movimento mais agressivo de depreciação da moeda européia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Um Risco de Cauda Positivo?