Daily News – Acomodações no Brasil e “Bolhas” Internacionais.


Os ativos de risco estão operando em tom bastante positivo essa manhã, mais do que revertendo todo o movimento realizado com o “conflito” entre EUA e Irã.

Ontem, o discurso de Trump apontou para uma postura mais amena por parte dos EUA, o que foi um grande suporte para reduzir o stress da situação e, consequentemente, dos mercados.  Eu não consigo afirmar que a situação esteja totalmente administrada e que não teremos novos ataques. O cenário é fluido porém ainda frágil.

Como podemos ver abaixo e como tenho afirmado há alguns dias, estes problemas tendem a ser pontuais e localizados:


Além disso, ainda temos alguns suportes ao mercado internacional, tais como: (1) Liquidez global abundante, (2) Sinais de melhora no ciclo de crescimento, (3) Setor corporativo ainda saudável, (4) Um mercado que está desde o final de 2019 buscando “correr atrás do rabo” para se posicionar em ativos de risco, leia-se, bolsas.

Acredito que no mercado internacional estamos entrando na fase do “melt-up” do ciclo de alta. É neste momento que as bolhas são criadas e as altas se tornam exponenciais e, muitas vezes injustificáveis. Contudo, vale alertar que este processo pode durar dias, meses ou até mesmo anos e é sempre muito difícil prever sua reversão ou se posicionar para isso.



No Brasil, ontem foi um dia de correção para os fundos de investimento imobiliários. Comentei sobre isso aqui, https://mercadosglobais.blogspot.com/2020/01/comportamento-de-manada-fundos-de.html

Vejo o movimento como natural, saudável e esperado após a forte alta verificada nos últimos meses. Novas quedas podem acontecer. Não acho que a correção tenha acabado. Um misto de posição técnica, piora no “valuation”, perspectiva futura das taxas de juros, entre outros, ajudam a explicar o movimento. Não vi um “trigger” específico para o começo da correção, mas geralmente estes movimentos tendem a começar sem grandes explicações.

A bolsa local também está passando por uma acomodação. Os mesmos argumentos para os FII´s podem ser usados para a bolsa. Não vejo mudança de tendência e nem necessidade de mudança de alocações, apenas recomendo paciência e parcimônia, pois teremos volatilidade ao longo do processo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Juros Brasil

Pausa