Comportamento de Manada - Fundos de Investimento Imobiliários (FII´s).

Comportamento de manada é um termo usado para descrever situações em que indivíduos em grupo reagem todos da mesma forma, embora não exista direção planejada.


O termo se refere originalmente ao comportamento animal; por analogia, também se aplica ao comportamento humano, em situações tais como a ocorrência de uma bolha especulativa.(fonte: Wikipédia)

Primeiro Ato: Crescimento exponencial dos fundos de crédito privado classificados como “High Grades”. Fundos muito líquidos, com papeis não tão líquidos. Fechamento de taxas e de spreads geraram desempenhos muito positivos e acima do que os fundos se propunham. Fundos captam mais e geram um “efeito bola de neve”. Mercado fica tecnicamente ruim, emissões torna-se mais longas, spreads mais baixos. Chega o momento do ajuste. Setembro a dezembro de 2019.

Segundo Ato: Crescimento exponencial dos fundos imobiliários (FII´s). Taxas fecham, FII´s sobem, emissões crescem, novos investidores entram no mercado, FII´s sobem ainda mais. Mercado fica tecnicamente ruim. Chega o momento do ajuste. Janeiro de 2020 até (?).

Terceiro Ato: (?). Ações? Small-Caps? Renda Variável?

Acho importante deixar claro que vejo todas essas classes de ativos como importantes nas alocações de portfólio. Acho extremamente saudável e importante o desenvolvimento do mercado de capitais no Brasil. Essas classes continuarão sendo relevantes para compor portfólios ao longo do tempo.

Realizações, volatilidade, acomodações são amplamente normais e saudáveis em qualquer mercado.

Meu alerta é para os iniciantes. Estamos em uma fase do ciclo e do nível de preços em que uma gestão mais profissional, mais ativa e uma análise mais profunda será cada vez mais importante na alocação dos recursos e na seleção dos ativos e dos gestores.

Venho alertando para isso não é de hoje (vide aqui alerta dia 6 de janeiro: https://twitter.com/DanKawa2/status/1214124681495756802?s=20).

Calma, não acho que estamos em uma bolha (pelo menos ainda), mas que precisamos de parcimônia, profissionalismo e profundidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Um Risco de Cauda Positivo?