Sem novidades relevantes. Atenção à dinâmica dos ativos de risco

Na sexta-feira, a agenda econômica foi esvaziada. Assim, o destaque ficou por conta, apenas, para a dinâmica dos ativos de risco. Chamou a atenção a realização de lucros, e reversão (até o momento pontual) da trajetória de alguns ativos. Ainda me parece cedo para afirmar que estamos diante de uma reversão de tendência ou de uma realização de lucros mais acentuada, mas vale manter uma atenção sobre estes pontos.
Por ora, não vejo mudanças de fundamentos que justifiquem movimentos de reversão maiores, mas os níveis de preço e os movimentos, em muitos casos acentuados, dos últimos meses, podem ter deixado a posição técnica momentaneamente prejudica e favorecer movimentos de acomodação.
Dois exemplos podem ser citados aqui. Primeiro, a forte queda do Cobre, que caiu mais de 3% na sexta-feira. Segundo, a reversão da tendência de apreciação do CNH, moeda da China, após o pais anunciar um corte de 20% para 0% nos Reveserve Requirements sobre operações de FX Fowards.
A agenda econômica nos EUA ganhará importância ao longo da semana, com os dados de inflação como PPI e CPI em foco.
No Brasil, o fluxo de notícias segue sem novidades relevantes, o que favorece o Governo e o status-quo. De novidade relevante para os mercados, apenas declarações de Meirelles de que irão retomar as tratativas para a Reforma da Previdência. O Governo tem a intensão de colocar o tema para votação ainda em outubro.
O cenário econômico permanece inalterado e positivo. O crescimento mostra sinais mais consistentes de recuperação, impulsionado pelo consumo. O mercado de trabalho apresenta dinâmica positiva. A inflação está baixa e continua surpreendendo o mercado e o BCB. Este pano de fundo permite que o processo de queda da Taxa Selic continue. As contas externas estão saudáveis. O cenário fiscal demanda cautela, mas há a expectativa de continuidade do processo de reformas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Juros Brasil

Daily News – Sobre Bancos Centrais e Juros.