EUA e Espanha em Foco.
O final de semana trouxe algumas notícias que merecem enfoque, mas nada que altere o cenário que descrevi ontem.
EUA - A agencia de notícias Axio vazou o que seria o projeto de reforma tributária que esta sendo estudada por um grupo do governo Trump. Segundo a mídia, o plano em estudo estaria aquém daquele defendido por Trump no inicio de seu mandato, mas de qualquer maneira, um projeto bastante ambicioso. Resta saber se existe apoio político para a implementação destas medidas. O mercado precifica hoje muito pouco de qualquer tipo de reforma nesta direção.
Do lado negativo, membros do Congresso sinalizaram que talvez não haja apoio para o avanço da reforma do setor de saúde, que vem travando a pauta da agenda legislativa.
A situação no pais parece fluida e ainda sem sinais de rupturas ou mudanças de cenário.
Europa - A situação entre o Governo da Espanha e a região separatista do País Basco parece estar se deteriorando de maneira mais negativa, e ganhando contornos que não eram esperados. O Governo da Espanha diz ser ilegal um referendo de independência marcado para começo de outubro, e vem adotando postura agressiva para evitar o andamento do referendo.
Por ora, o problema parece localizado, mas dado o tamanho da economia da Espanha, não pode ser ignorado.
Coreia do Norte - A retórica entre os EUA e o pais continua em tom elevado. Os EUA promoveram exercícios militares aéreos muito próximo do território Norte Coreano, em um claro sinal de força. Por sua vez, a Coreia utilizou seu espaço na ONU para se defender e dar declarações belicosas contra os EUA.
Tudo indica que este embate irá continuar. Os mercados, por sua vez, só deverão reagir na ocorrência efetiva de um confronto direto.
Comentários
Postar um comentário