Daily News – Sinais Ambíguos...

A despeito de um fraco Caixin PMI na China divulgado durante a noite, a madrugada foi de bom desempenho das bolsas chinesas, o que está dando sustentação aos ativos de risco essa manhã.

 

O Caixin PMI confirmou o que o PMI “oficial” havia mostrado ontem, com queda da atividade econômica na China. Todos os principais subíndices do indicador apresentam-se abaixo do patamar de 50 pontos, que delimita o nível de expansão ou contração da economia:

 




Na Coreia do Sul, as exportações de agosto – que gosto de olhar como importante termômetro para o crescimento global – contudo, manteve-se em tendência e patamar compatível com uma economia global ainda bastante saudável:



 

Nos EUA, a nova onda da pandemia está levando a uma leve deterioração nos indicadores de reabertura do país, mas ainda nada que pareça alterar o cenário de longo-prazo:



 

Parte dessa deterioração, contudo, já começa a aparecer nos indicadores oficiais. Ontem recebemos um Chicago PMI e um Consumer Confidence mais fracos, claramente reflexo da deterioração da pandemia no país. Este é um ponto de atenção que precisará ser monitorado.

 

Mesmo que alguns nichos do mercado apresentem alguma volatilidade, como as bolsas de Brasil e China, ainda vemos um ambiente, no geral, relativamente construtivo para ativos de risco. Vejam o bom desempenho dos índices de bolsa da Europa:

 



Estou em uma fase de buscar assimetrias mais positivas nos mercados, com receio de que alguns riscos relevantes que surgem no cenário estão sendo ignorados pelos investidores. Não acho que seja o caso de reduzir as alocações, mas ajustar as proteções, elevar alocações em ativos que aparentam estar com valuations mais atrativos e reduzir aqueles que se mostram mais “esticados”:








No Brasil, uma nova bandeira tarifaria de energia foi divulgada, assim como medidas de estímulo a redução do consumo de energia para consumidores pequenos e médios. Isso deve elevar as previsões de IPCA para este ano para a casa de 8%, com uma probabilidade não desprezível de uma inflação próxima a 9% no final deste ano.

 

Falei um pouco mais sobre o Brasil na tarde de ontem, aqui: https://twitter.com/DanKawa2/status/1432806981602054150?s=20.

 

*As análises e opiniões são pessoais e não representam, necessariamente, uma visão institucional. 

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?