Daily News – Foco na Inflação

A noite foi novamente de queda das bolsas da Ásia. Continuo vendo um cenário macro desafiador no curto-prazo para a China, especialmente no tocante ao mercado de crédito e eventuais contágios para o resto da economia (e outros mercados).

 

Nesta manhã, as bolsas da Europa operam em queda, mas com leve alta dos índices futuros nos EUA. O foco do dia ficará por conta do Core CPI (inflação) nos EUA. Um número alto pode trazer novamente à tona a necessidade de acelerar o processo de normalização monetária no país, o que teria reverberações negativas para os ativos e risco:




 

A inflação continua a ser um problema corrente no mundo. Caso haja a percepção que este problema seja mais estrutural do que cíclico, há efeitos colaterais grandes para os mercados. Na Suécia, a inflação printou 2,4% YoY contra expectativa de 1,9% YoY:



 

Não é apenas no Brasil que a Eletricidade é um problema. O Reino Unido está tendo que lidar com uma disparada no preço da Eletricidade “spot”:



 

No Brasil, o governo deu início a um ”pacote de bondades”, visando retomar parte de sua popularidade: https://oglobo.globo.com/economia/governo-lanca-serie-de-bondades-economicas-que-podem-ajudar-recuperar-popularidade-de-bolsonaro-25196227?utm_source=globo.com&utm_medium=oglobo.

 

Em Twitter na noite de ontem, o Presidente da Câmara sinalizou pressão sob a Petrobras: https://valor.globo.com/politica/noticia/2021/09/13/petrobras-deve-ser-lembrada-de-que-brasileiros-sao-seus-acionistas-afirma-lira.ghtml.

 

No geral, seguimos em um ambiente mais desafiador no Brasil e aumetam as incertezas no cenário internacional. O Core CPI de hoje, nos EUA, será determinante para a dinâmica de curto-prazo (2 a 4 semanas) dos ativos de risco.

 

*As análises e opiniões são pessoais e não representam, necessariamente, uma visão institucional.

 

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?