Daily News – China, Energia e Inflação.

Os ativos de risco estão apresentando recuperação essa manhã. Continuo esperando um mercado bastante volátil dado a baixa visibilidade do cenário econômico global e as diversas variáveis que se colocam a nossa frente. O destaque da noite ficou para o PMI da China.

 

O número de setembro apresentou forte recuperação do setor de Serviços, refletindo a reabertura da economia após casos pontuais e localizados de “lockdowns” devido a algumas pequenas “ondas” da pandemia:



 

Já o setor de Manufaturas, apresentou mais um mês de queda, impactado pela crise da Evergrande e pela crise energética. Devido a data de coleta da pesquisa, nem todo impacto desses dois vetores parece estar refletido no indicador e podemos ter impactos mais acentuados nos próximos meses:

 



A Evergrande anunciou que pagou 10% de parte de seus WMP no dia de hoje. Contudo, isso não resolve estruturalmente os US$300bi de dívida no balanço e cerca de US$150bi fora de seu balanço: https://twitter.com/DanKawa2/status/1443278485833895937?s=20.

 

Evergranded to pay 10% of the sum the month after maturity and 10% every three months; Evergrand to pay in physical assets; Investors may offset the balance payment of Evergrande's real estate.

 

A empresa não deve pagar o segundo coupon de sua dívida offshore devida neste final de mês de setembro.

 

O governo busca administrar de maneira relativamente gradual a “queda” da Evergrande. Continuo vendo pouco risco de contágio financeiro, mas impactos grandes e não desprezíveis no crescimento do país e do mundo: https://www.caixinglobal.com/2021-09-30/top-financial-regulators-vow-stability-of-property-market-101782223.html.

 

O governo chinês anunciou novas medidas visando maior controle ao mercado e às empresas de tecnologia. O país segue tentando administrar e superar 4 grandes riscos: (1) menor crescimento, (2) crise energética, (3) crise no mercado de crédito, (4) maior intervenção regulatória em diversos setores.

 

Não há sinais de que estamos próximos a superar nenhum desses obstáculos.

 

Ontem o dia foi de notícias positivas no Brasil: https://twitter.com/DanKawa2/status/1443313024861868035?s=20.

 

A crise de energia na Europa (e no mundo em geral) segue sem sinais de arrefecimento. Segue o preço da energia um ano à frente na Alemanha:



 

Nos EUA, acho importante comentar a clara mudança dos membros do Fed em relação a inflação. A convicção de que a alta de preços seria transitória parece ter ficado totalmente para trás e os sinais de incomodo e desconforto são cada vez maiores.

 

*As análises e opiniões são pessoais e não representam, necessariamente, uma visão institucional.

 

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?