Daily News – Brasil: Reforma do IR e PIB.

No início da noite de ontem, no Brasil, a Câmara aprovou o texto base da Reforma do Imposto de Renda, mantendo grande parte do texto inicial, em muito criticado por especialistas, empresários e pela sociedade.

 

O texto foi aprovado por uma maioria esmagadora da Câmara, inclusive com parte relevante da oposição votando em conjunto com o Governo.

 

Vale lembrar que hoje ainda serão votados os destaques e o texto precisa ser aprovado no Senado. De qualquer forma, espero uma reação negativa do mercado ao texto aprovado. Agora, é esperar para entender quais destaques irão alterar o texto e qual a disposição do Senado em seguir com esta Reforma.

 

No Senado, o governo sofreu derrota na minirreforma trabalhista. O jogo da Reforma do IR será muito mais duro e incerto no Senado.

 

Ontem ainda tivemos a divulgação do PIB do primeiro trimestre do ano no Brasil. Pela Demanda, destaque negativo para Demanda Doméstica, Investimentos e Estoques. Pelo lado da Oferta, destaque positivo para Serviços. Destaque negativo para Industria e Agricultura.

 

Deve haver revisões baixistas para o PIB de 2021. Aqueles 5,5% a 6% ficam mais distantes. Deve ser algo mais perto de 5%, ou pouco abaixo disso.

 

O PIB é um número que “olha pelo retrovisor”. A surpresa foi negativa, não podemos ignorar, mas foi relativamente pequena. Não é motivo para alterar cenário, mas veremos revisões para baixo nos próximos dias vindas do “sell-side”.

 

O mais importante, olhando à frente, será o combate a pandemia, impactos da inflação e dos juros no crescimento, assim como o fiscal e a crise institucional.

 

O PMI Global atingiu o menor patamar em 6 meses. Existe um entendimento que esta é uma acomodação natural do ciclo econômico e não uma inversão de tendência. Caso a desaceleração se mostre mais duradoura pode se tornar um risco ao cenário:



 

O indicador predileto de Warren Buffett continua a “piscar vermelho” para as bolsas globais:



 

Rally recente das Cryptos puxadas pelo Ethereum: https://twitter.com/DanKawa2/status/1433122121891332106?s=20

 

Na China, diversas empresas do mundo tecnológico anunciaram medidas nos últimos dias para abraçar o novo slogan do governo de “Common Prosperity”. Isso tem ajudado no desempenho deste setor na bolsa chinesas ao longo dos últimos dias. Exemplo: #Alibaba says the company has launched 'ten actions to promote common prosperity', aiming to invest 100 bln yuan by 2025.

 

*As análises e opiniões são pessoais e não representam, necessariamente, uma visão institucional.

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Por que o Ibovespa sobe tanto hoje?