Daily News – Brasil & China em Foco

A espera dos dados de emprego de agosto nos EUA, os ativos de risco flutuam com viés levemente positivo.

 

Na China, o Caixin PMI Services apresentou forte queda no mês passado, para o menor patamar desde a pandemia. O número confirma um momento delicado para o crescimento chinês e mantém o país como um risco não desprezível de curto-prazo:




Contudo, passado o auge da segunda onda da pandemia no país, já há indicações (nos números de alta frequência) de recuperação do crescimento, mas que ainda se mantém em patamar abaixo dos anos anteriores:



 

Ainda vejo pouca visibilidade e um ambiente mais negativo na China, que enfrente: menor crescimento; uma crise no mercado de crédito (Evergrande); e um aperto em questões regulatórias.

 

Não vejo esses vetores se dissipando rapidamente, mas já há indicações de algum encaminhamento de alguns desses temas: https://twitter.com/DanKawa2/status/1433490837770588163?s=20.

 

No Brasil, a quinta-feira foi marcada por forte queda da bolsa e abertura das taxas de juros, em reflexo a aprovação da Reforma do IR, trata mais profundamente no texto de ontem aqui: https://mercadosglobais.blogspot.com/2021/09/daily-news-brasil-reforma-do-ir-e-pib.html.

 

Não há muito o que adicionar. O Brasil segue lidando com alguns obstáculos de curto-prazo, como: Crise institucional, inflação alta, Juros mais elevados, incerteza fiscal e crise hídrica. Estes vetores devem continuar a atuar como “ventos contrários” no curto-prazo, mesmo que eu veja valuations atrativos e diversos ativos do país.

 

Na Europa, em julho, as vendas no varejo caíram cerca de 2%, abaixo das expectativas de estabilidade. Há sinais de que o pico do crescimento no mundo tenha sido feito. Resta saber se estamos apenas diante de uma acomodação natural do ciclo ou frente a uma mudança estrutural de tendência:

 




*As análises e opiniões são pessoais e não representam, necessariamente, uma visão institucional. 

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?