Daily News – China: Olhos Abertos!

A despeito de mais uma noite de queda das bolsas da Ásia, lideradas pela China, os mercados estão mostrando alguma recuperação após o “sell-off” da tarde de ontem. 






O destaque da noite ficou por conta de mais uma rodada de dados extremamente fracos e abaixo das expectativas na China.

 

Retail sales growth slowed sharply to 2.5% from a year ago, lower than the 7% estimate in a Bloomberg survey of economists. Industrial output rose 5.3%, versus the median estimate of 5.8%. Fixed-asset investment in the first eight months of the year was largely in line with projections, rising 8.9%.




 

O cenário para o país ainda é bastante nebuloso e crescentemente perigoso. A cada dia que passa e a situação não é estabilizada, crescem os riscos de contágio para o resto da economia e do mundo.

 

É esperado que passado o efeito inicial da última onda da pandemia, alguma recuperação do crescimento ocorra em setembro. A velocidade e magnitude desta recuperação será fundamental para a economia global.

 

Enquanto isso, o país continua lidando com a reestruturação da Evergrande, uma das maiores empresas do setor imobiliário do país, com tentáculos em outros setores econômicos. Para uma atualização, vide aqui: https://twitter.com/DanKawa2/status/1437872337882333185?s=20.

 

Hoje pela manhã, a saga da empresa continua: *S&P CUTS EVERGRANDE TO 'CC'; OUTLOOK NEGATIVE

 

https://www.financialjuice.com/News/6162354/China-informs-banks-that-Evergrande-will-not-pay-interest-due-on-September-20th.aspx

 

Nos EUA, o Core CPI ontem ficou abaixo das expectativas, puxados pela queda maior do que o esperado em tarifas aéreas e uma alta mais modesta em “aluguéis” (OER). Contudo, qualitativamente, ainda é esperado uma reaceleração da inflação nos próximos meses, o que não deveria mudar a disposição do Fed em iniciar um processo gradual de normalização monetária: https://twitter.com/DanKawa2/status/1437757029351833603?s=20.

 

No Brasil, o destaque ontem ficou para o discurso do presidente do BCB em evento privado, onde sinalizou para manutenção de sua estratégia de política monetária. O mercado leu a mensagem como uma alta de 100bps no próximo Copom como mais provável.

 

Isso ajudou a um forte fechamento da parte curta da curva e acabou levando a um “steepening” da curva. A estratégia do BCB em “peitar” a precificação do mercado pode ser perigosa, caso os agentes acreditem que um erro de política monetária esteja sendo cometido.

 

Acredito que este BCB tem a disposição de fazer de tudo para trazer a inflação a meta, além de ser crível. Assim, ajustes pontuais de discurso e ritmo de alta de juros não deveriam causa danos estruturais, mas podem gerar ruídos pontuais.

 

Na Área do Euro, a produção industrial ficou levemente acima das expectativas em julho:



 

*As análises e opiniões são pessoais e não representam, necessariamente, uma visão institucional.

 

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?