Daily News – Gradually, then Suddenly?

Os ativos de risco estão abrindo a semana em tom misto, com bolsas em alta nos EUA e Europa, mas com movimentos mistos na Ásia; movimentos menos direcionais no mercado de commodities (alta no Petróleo, queda no Cobre, por exemplo) e câmbio.



 

O mercado de juros nos EUA segue em tendência de abertura de taxas e merece atenção especial, com a Treasury 10 anos próxima dos 1,50%.

 

No Podcast desta semana falei um pouco mais sobre minha visão de cenário econômico e do aumento dos riscos de curto-prazo: https://anchor.fm/tag-investimentos/episodes/25092021---Cenrio--por-Dan-Kawa-TAG-Investimentos-e17u61b.

 

Há alguns anos não vejo um cenário internacional tão desafiador e, de certa forma, confuso, com tantas variáveis, como estou observando neste momento.

 

Na semana passada, promovemos algumas alterações em nossas alocações offshore de Renda Variável, reduzindo alocação em Europa e Emergentes. Já estávamos abaixo da média (-1) em bolsa nos EUA:



 

Já há sinais, ainda muito incipientes, de algum tipo de contágio destes riscos globais no mercado corporativo de crédito emergentes, mas os patamares ainda são historicamente bastante baixos:



 

O problema de energia e combustíveis parece piorar ao redor do mundo. O final de semana foi marcado por desabastecimento de combustíveis no Reino Unido.

 

Na Europa vemos uma alta “exponencial” do preço de Gás Natural:

 



Na China, há sinais de que algumas regiões já adotam algum tipo de racionamento de energia, enquanto outras localidades já precisam administrar apagões pontuais. Este é mais um perigoso vetor de pressão baixista para o PIB global:

 

CHINA'S POWER SHORTAGE HITS IPHONE AND TESLA MANUFACTURING, ACCORDING TO NIKKEI.

 

Na Espanha, o PPI atingiu 18% YoY, lembrando que a inflação ainda é um obstáculo a se administrar e superar nos próximos meses:

 



*As análises e opiniões são pessoais e não representam, necessariamente, uma visão institucional.

 

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?