Daily News – Risk-Off! China em Foco.

A semana está se iniciando em tom negativo. Após quedas em torno de 3% das bolsas da Ásia, estamos amanhecendo com forte queda das bolsas da Europa e EUA, pressão nas commodities metálicas não preciosas, dólar forte e fechamento de taxa de juros. As cryptos também apresentam quedas relevantes.

 

No final de semana fiz um apanhado geral mais profundo do que está ocorrendo na China e qual a minha visão sobre o tema. Vale a leitura: https://mercadosglobais.blogspot.com/2021/09/china-tudo-que-voce-precisa-saber.html.

 

O que estamos observando nos últimos dias são sinais preocupantes de contágio da situação da Evergrande para outras empresas do setor na China:

 

Chinese property developer #Sinic Holdings reportedly plans a pay cut for all employees working at the headquarter and those at Vice President level or above will see 70% pay cut, according to Chinese news outlet The Paper.





 

A situação ainda é tensa e incerta. Essa semana, alguns coupons de dívida offshore precisam ser pagos e tudo indica que não haverá pagamento. A Reuters traz notícia em torno de como os bancos deverão lidar com a dívida bancária da empresa: https://www.reuters.com/business/exclusive-china-evergrandes-lenders-weigh-up-loan-losses-rolling-over-credit-2021-09-17/.

 

Excelente artigo sobre os problemas e números da Evergrande: https://www.caixinglobal.com/2021-09-20/cover-story-how-evergrande-could-turn-into-chinas-lehman-brothers-101775596.html?cxg=web&Sfrom=twitter.

 

Pela primeira vez desde agosto de 2020 os Hedge Funds apresentam posição vendida em ações de países emergentes:



 

Nos EUA, parece que o pico desta última onda da pandemia ficou para trás:




Obviamente que o cenário na China é extremamente desafiador para o Brasil, que ainda precisa lidar com suas peculiaridades locais. O curto-prazo ainda nos reserva incerteza, volatilidade e um viés negativo.

 

*As análises e opiniões são pessoais e não representam, necessariamente, uma visão institucional.

 

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?