Daily News – Crescimento: Desaceleração cíclica ou estrutural?

Os ativos de risco estão dando continuidade ao movimento de recuperação verificado ao longo da quarta-feira.

 

No Brasil, como era esperado, o Copom anunciou uma alta de 100bps na Taxa Selic para 6,25% e manteve um discurso sinalizando para a manutenção deste ritmo de alta de juros e uma taxa terminal restritiva visando levar a inflação para a meta. Ainda espero uma taxa terminal na ordem de 8,5%-9,0% no início de 2022.

 

A solução dos Precatórios ajuda a tirar um pouco do prêmio de risco dos ativos locais, mas ainda precisamos lidar com a crise hídrica e a inflação elevada.

 

Na Europa, o PMI de agosto apresentou quedas acima das expectativas do mercado, apontando para uma desaceleração da economia:




 

Uma acomodação do crescimento, para patamares ainda saudáveis, é natural e esperado após a alta quase que ininterrupta que vimos após a primeira onda da pandemia em março-abril do ano passado. Resta a dúvida de qual será a intensidade, magnitude e duração desta acomodação.

 

Ainda não vejo motivos para alterar a visão construtiva para crescimento, mas como o mercado opera em narrativas, é importante estar atentos para desacelerações adicionais do crescimento global. O pior dos cenários seria aquele onde a inflação continua elevada e o crescimento mostre sinais mais estruturais de desaceleração.

 

Em relação ao movimento do mercado ontem e hoje pela manhã, acredito que parte seja explicada por questões técnicas, após alguns dias consecutivos de pressão negativa. Vide comentário completo aqui: https://twitter.com/DanKawa2/status/1440775984240676870?s=20.

 

Nos EUA, há evidências mais concretas de que esta última onda da pandemia já fez o seu pico:



 

No geral, o cenário segue fluido, mas existem obstáculos a serem superados que me fazem a crer em um final de ano de mais incerteza e volatilidade nos mercados globais. No Brasil, vejo bastante prêmio de risco nos ativos locais, mas precisamos endereçar nossos problemas internos para termos mais robustez para enfrentar os desafios internacionais.

 

*As análises e opiniões são pessoais e não representam, necessariamente, uma visão institucional.

 

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?