Daily News – Tensão Continua. Piora no Humor Externo.

A noite foi de forte queda dos índices de bolsa na China, o que está pressionando as bolsas da Europa e EUA essa manhã. O país continua no radar do mercado, especialmente com os problemas de crédito (Evergrande) que aumentam os riscos de um contágio o setor bancário e ao resto da economia.

 

Não apenas as bolsas apresentam queda, como diversas commodities, como é o caso do Minério de Ferro:



 

Ainda na China, o CPI de agosto ficou abaixo das expectativas do mercado, ajudado pelo arrefecimento de alimentação, mesmo com um PPI ainda elevado. Isso deve abrir espaço para novas medidas de estímulo monetário nos próximos dias/semanas:




 

No Brasil, a situação institucional continua tensa e incerta. Na tarde de ontem, os caminhoneiros entraram na “briga” e promoveram diversas manifestações ao redor do país. Mantenho minha visão que vem descrevendo neste fórum e reforcei na noite de ontem: https://mercadosglobais.blogspot.com/2021/09/brasil.html.

 

Interessante observar como “valuation” dos ativos locais, como a bolsa, começa a chamar bastante a atenção. Isso, em algum momento, pode funcionar como um “amortecedor automático” para quedas adicionais do mercado. Por ora, o fluxo e o macro serão mais determinantes:

 






O dia terá a reunião do Banco Central Europeu e qualquer sinalização de menos liquidez à frente pode afetar o humor do mercado, a menos pontualmente.

 

*As análises e opiniões são pessoais e não representam, necessariamente, uma visão institucional. 

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?