Daily News – Incertezas Continuam

Após uma noite mais positiva para os mercados na Ásia, os ativos de risco estão abrindo o dia em torno da estabilidade. Mantenho um viés levemente mais negativo para o curto-prazo.

 

Ontem à noite escrevi um pouco mais sobre os desenvolvimentos recentes: https://www.linkedin.com/posts/dan-kawa-78361130_dan-kawa-on-twitter-activity-6844421664407728129-mWgH.

 

No Reino Unido, as vendas no varejo apresentaram queda muito superior as expectativas do mercado, em um desenvolvimento pós pandemia que merece atenção especial, até para comparações com o resto do mundo, dado o estágio mais avançado de reabertura e vacinação do país:




 

Nesta linha, há sinais de arrefecimento da economia global. Ainda não vejo motivos para alterar as expectativas de um crescimento mais moderado, porém ainda saudável, do mundo nos próximos meses, mas precisamos estar alertas para eventuais inversões de ciclo:



 

Na China, a situação segue bastante incerta e nebulosa. A Ping Na, um dos maiores conglomerados financeiros do país, vê hoje suas ações caírem mais 8,5%, um movimento que não é normal e não pode, de forma alguma, ser minimizado:




Ao que tudo indica, o Governo  chinês está optando pelo caminho de deixar a Evergrande “defaultar” (vide primeiro link deste texto): https://www.reuters.com/world/china/chinas-evergrande-should-not-bet-govt-bailout-global-times-editor-2021-09-17/.

 

O Minério de Ferro caminha para encerrar a semana em um dos “sell-offs” mais rápidos e acentuados da história:



 

No Brasil, o mercado deverá repercutir a decisão de elevar o IOF de crédito. Já vejo alguns “players” dizendo que a medida pode ajudar o BCB a conter o processo inflacionário e ajudar a ancorar a curva curta de juros.

 

No campo político, ainda há uma série de medidas para serem equacionadas, sendo a questão dos Precatórios e do Teto de Gastos, talvez, para o mercado, a mais importante delas.

 

*As análises e opiniões são pessoais e não representam, necessariamente, uma visão institucional.

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?