Daily News – Recuperação. Cautela ainda é necessária.

A noite foi de leve recuperação das bolsas na Ásia, mas os mercados na Europa e EUA estão mostrando recuperação com maior ímpeto, neste momento.

 

Costuma ser natural em momento de maior volatilidade dos mercados movimento bruscos, de alta e de queda. Assim, ainda me parece cedo para “cantar vitória” em relação a este espasmo de volatilidade que estamos vivenciando.

 

Sem um endereçamento mais claro do problema com a Evergrande na China, o mercado continuará com a “espada na cabeça” em relação ao risco de contágio. Se tivermos um sinal mais claro de como o governo irá tratar o problema e evitar que a crise se espalhe pela economia, aí sim podemos dar esta questão como superada.

 

Ainda não vi nenhum sinal ou rumor de que a existe um caminho traçado, disposição política e capacidade de execução de uma solução para o problema e o risco de contágio.

 

Na China, a situação ainda me parece longe de estabilizada e outras empresas entram no radar do mercado, como o caso da Sinic: https://www.bloomberg.com/news/articles/2021-09-21/china-developer-sinic-s-dollar-bonds-slump-amid-repayment-fears?srnd=markets-vp&sref=dJOSAJZH.

 

No Brasil, houve avanço nas conversas no Legislativo para resolver a questão dos Precatórios. As reuniões continuam hoje, com participação de Guedes. A solução deste impasse pode destravar um vetor negativo do cenário e ajudar, pelo menos pontualmente, a retirar algum prêmio de risco dos ativos locais.

 

*As análises e opiniões são pessoais e não representam, necessariamente, uma visão institucional.

 

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?