China: Tudo que você precisa saber!

Vou tentar resumir minha visão sobre os últimos eventos na China.

 

Problema: Evergrande é a segunda maior empresa imobiliária (Real Estate – RE) do país, com dívidas diretas e reconhecidas da ordem de US$300bi. Aqui, não sabemos ao certo as dívidas “por fora do balanço”, nem o quanto a empresa deve a fornecedores e prestadores de serviço.

 

Medidas recentes do governo chinês, visando reduzir a alavancagem da economia e “enquadrar” empresas muita alavancadas, levaram a uma situação de rápida deterioração das condições financeiras da Evergrande (aqui estou evitando, intencionalmente, me aprofundar nas especificidades e profundidade das medidas).

 

A empresa viu uma queda de cerca de 85% de suas ações e sua dívida, que era líquida no mercado internacional, opera a 25% do valor de face. Estes níveis são considerados de “recovery value”, quando uma empresa “quebra” e precisa passar por um processo de reestruturação ou desmembramento. Na média, os credores recuperam cerca de 25% de seu capital (com uma dispersão muito grande dependendo de cada empresa).

 

Nos últimos dias, começamos a ver um contágio para outras empresas do setor de RE, com forte queda no preço de suas ações e de sua dívida. Além disso, empresas do setor financeiro, como seguradoras, sofreram fortes perdas em suas ações no final da semana.

 

Vale destacar que muitas empresas do setor de RE pagavam seus fornecedores com “commercial papers”, uma dívida de curto-prazo que era amplamente aceita na economia e tinha uma sensação implícita de garantia governamental (lembram da Fannie Mae e Freddie Mac nos EUA em 2008?).

 

Caso esses papeis deixem de ser aceitos, os efeitos secundários na economia podem ser relevantes. Estima-se que 30% do PIB chinês depende direta ou indiretamente do setor imobiliário.  Estima-se que a empresa tenha quase 1 mil projetos ao redor do país, com quase 2mm de pessoas a espera de seus imóveis, já tendo desembolsado recursos para pagãmente, em maior ou menor escala.

 

Riscos: Grande parte da dívida offshore da empresa está em mãos de bancos e grandes fundos globais, porém de forma bastante distribuída. Não vejo grandes riscos de contágio financeiro global, neste caso.

 

A dívida local é detida por bancos, seguradoras, pessoas físicas (no que é chamado de Wealth Management Products), fornecedores e prestadores de serviço.

 

Há riscos no mercado financeiros chinês, mas acredito que, neste caso, seja fácil o governo “bailout” (salvar) os bancos, muitos deles estatais.

 

Acredito que o grande risco seja o impacto econômico que um contágio mais generalizado poderá gerar na demanda e no crescimento do país, com reverberações não desprezíveis para o resto do mundo.

 

Cenários:

 

1 – Kick The Can Down de Road: Isso tem sido feito há anos. Acho pouco provável que consigam fazer de novo, ou seja, empurrar o problema com a barriga.

2 – Point of No Return: Já estamos em um ponto em que o contágio está a pleno vapor e agora teremos que conviver com um longo e tortuoso processo de ajuste, que passa por uma forte desaceleração do país e problemas internos que precisarão ser equacionados.

3 – Deixa o “bond holder” e “equity holders” perderem tudo, mas distribui os projetos inacabados para outros agentes. Acho que este é o cenário ideal, mas o governo pode perder as rédeas da situação. Isso evitaria convulsão social e uma desaceleração mais acentuada da economia.

 

Neste momento, não consigo dizer com convicção o que é mais provável, dado a baixa visibilidade da situação. Por isso, espero mais incerteza e volatilidade nos próximos dias

Fasten Your Seatbelt

 

*As análises e opiniões são pessoais e não representam, necessariamente, uma visão institucional.

 

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Por que o Ibovespa sobe tanto hoje?