Daily News – Aversão a Risco

A manhã está sendo de aversão a risco nos mercados, com queda das bolsas, commodities e cryptos, dólar forte e fechamento de taxa de juros no mundo desenvolvido.

 

Ontem, comentei a fundo sobre as Manifestações do Brasil, aqui: https://mercadosglobais.blogspot.com/2021/09/manifestacoes.html.

 

E complementei meu comentário aqui: https://twitter.com/DanKawa2/status/1435351693647036416?s=20.

 

No geral, retorno do feriado com o viés levemente mais negativo para as questões institucionais no Brasil, como pode ser visto nos links acima.

 

Os jornais de hoje citam: Potencial crime de responsabilidade; partidos de oposição elevando o tom sobre impeachment; pauta “trancada” no Senado; próximos passos do STF, que irá se manifestar essa manhã.

 

Na China, a terça-feira foi de notícias mais positivas, mas ainda há riscos relevantes emanando dos problemas de crédito na Evergrande e o potencial contágio para outras empresas do setor e, principalmente, para o setor bancário: https://twitter.com/DanKawa2/status/1435347356422184965?s=20.

 

Agora pela manhã, a mídia está reportando que a Evergrande comunicou a dois bancos locais que não irá pagar juros programados para essa semana, colocando a empresa definitivamente e estado de default. Os bonds de dívida a mercado já operam na faixa d 25%-30% do valor de face.

 

Os efeitos desse evento sobre o mercado imobiliário são igualmente importantes, dado a relevância deste setor para a economia e para a estabilidade social: https://www.wsj.com/articles/what-if-chinas-property-crackdown-goes-overboard-too 11631017035?st=aktjrtjdp4cbj3c&reflink=desktopwebshare_twitter.

 

Há sinais de acomodação do crescimento global advindos de várias partes do mundo, o que pressupõe algum arrefecimento no crescimento dos lucros corporativos à frente:



 

Essa transição do ciclo econômico poderia favorecer ações de melhor qualidade e previsibilidade, segundo o Morgan Stanley, mas também seria capaz de gerar uma correção na faixa de 10% dos índices de bolsa americanos:



 

Nos EUA, há sinais de arrefecimento da pandemia:



 

Enquanto o termômetro de reabertura mostra recuperação na última semana:



 

*As análises e opiniões são pessoais e não representam, necessariamente, uma visão institucional.

 

Dan H. Kawa

CIO TAG Investimentos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juros Brasil

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante – Parte II

Daily News – Brasil: Para o Alto e Avante?